Cinco entidades de atuação regional estiveram reunidas na tarde desta sexta-feira (14), na sede da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) para formar a primeira instância de uma governança que irá implantar o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI), uma ação que mapeará potencialidades econômicas e produtivas.

Participaram da reunião desta sexta representantes da AMSOP, Agência Regional de Desenvolvimento, FIEP, SEBRAE e CACISPAR. De acordo com o diretor da Agência Regional, o objetivo inicial desta governança é definir ações prioritárias para o início dos trabalhos. “O comitê tem o papel de dar andamento as atividades do plano. A principal preocupação deste comitê no momento é de mobilizar entidades e órgãos da região para compor a governança regional, cerca de 60 organizações para compor a governança”, explicou Celio.

Na reunião ficou definido que, uma vez concluído o trabalho de articulação, um evento regional para de instalação da governança será realizado. Na ocasião todas as entidades serão apresentadas e os papéis de atuação definidos. “A previsão inicial para realização do evento para 13 de março”, disse Celio.

Termo de Cooperação

Além da implantação do Plano de Desenvolvimento, o comitê articulador está trabalhando para confeccionar um termo cooperação envolvendo a Fundação Itaipu Binacional, a FIEP, SEBRAE PR, além da AMSOP, Agência de Desenvolvimento e a CACISPAR. “O termo define a realização de estudos das cadeias produtivas do sudoeste do Paraná, realizado pela equipe técnica da FIEP e da Fundação Itaipu.

O estudo servirá para trazer um raio-x da econômica regional, identificação e hierarquização de cadeias, para se saber quais são as cadeias promissoras para a economia regional. O termo compreende ainda a elaboração dos planos de ações para as cadeias identificadas”, concluiu Celio.