Um bom projeto arquitetônico é de fundamental importância na hora de construir uma casa ou área comercial. A afirmação é da Engenheira Civil Tamara Pinheiro, que atende Em Candói, no Centro Sul do Estado.

Em entrevista à Extra FM, ela falou sobre os benefícios que o projeto traz para o dono da obra. Segundo Tamara, o projeto arquitetônico vai além de um desenho, é o melhor investimento da obra. “Ele tem toda parte de distribuição de cômodos, tamanhos de portas, janelas, tem que ter uma boa ventilação, iluminação, sempre priorizando a questão da orientação solar que é muito importante. Todo mundo quer um quarto quente no inverno, secar uma roupa, não ter mofo nas paredes”, frisou.

Os desníveis do terreno também devem ser aproveitados ao máximo, tudo dentro da lei e da norma da engenharia. Outro fator importante para ter um bom projeto é ajudar o engenheiro (a) a planejar bem a obra. “A gente precisa fazer uma entrevista né, com o cliente, ver os seus hábitos, saber o que ele costuma fazer na casa né. Por exemplo, se tem um cliente que adora cozinhar a gente vai fazer uma cozinha grande, se trabalha o dia todo e come fora, a gente procura fazer um quarto grande, tudo pensando no conforto dos moradores”, afirmou.

Tamara Pinheiro ainda ressaltou na entrevista que para obras em propriedades rurais também é necessário projeto, principalmente por que ele ajuda muito o pedreiro. Com ele, é adquirido apenas o material necessário, sem que haja desperdício, além da obra sair exatamente como planejada pelo cliente.

Ouça a entrevista na íntegra…