Neste sábado (24) e domingo (25) estudantes de todo o país vão participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) foram confirmadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) 7,7 milhões de inscrições para a realização das provas.

Em Francisco Beltrão 5 mil estudantes devem participar dessa edição do Enem. Eles farão as provas nas Universidades Unipar, Unisep e na Escola Beatriz Biavatti. Nessa última serão atendidos estudantes sabatistas.

As provas terão início as 13h30, mas os inscritos devem comparecer aos locais até as 13 horas. Quem chegar depois desse horário ficará impedido de entrar. O tempo para fazer as provas é de 04h30 no sábado e de 05h30 no domingo.

Documentos válidos

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:

Cédula de identidade (RG) emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
Certificado de Dispensa de Incorporação;
Certificado de Reservista;
Passaporte;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

O que levar no dia

Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto válido (conforme especificado no edital).

O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

Dicas

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

– Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

– Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

– Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

– Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.

– Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação do exame.

– Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.