O nome já diz tudo: Melhor Idade. Não há como negar, eles realmente aproveitam: Dançam, cantam e se divertem.  E neste sábado, 27, não foi diferente. Cerca de 1300 idosos de 18 Grupos da Terceira Idade da região estiveram reunidos em Ampére para o Encontro Regional de Idosos com a escolha da Rainha e das Princesas da Terceira Idade.  O evento foi organizado pela coordenadora da APMI, Ledi Fristch, em parceria com a Secretaria de Promoção Social.  O Prefeito Hélio Alves e o vice-prefeito, Luiz Carlos Grzebieluckas, prestigiaram o evento. A coordenadora regional da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Franciele Schmitz, também compareceu ao encontro, além das demais autoridades e representantes de entidades.

O encontrou contou com a participação de 18 grupos da Terceira Idade dos municípios de Ampére (3 grupos), Francisco Beltrão (5 grupos), Manfrinópolis, Marmeleiro, Pérola do Oeste, Planalto, Pinhal de São Bento, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Vitorino. “A maior parte dos grupos da região já havia confirmando a presença, mas ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que se fizeram presentes neste encontro. Estamos muitos felizes e os idosos estão se divertindo muito”, comemora a coodernadora da APMI, Ledi Fritsch. Para a coordenadora regional da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social, Franciele Schmitz, o evento superou as expectativas. “Fiquei muito feliz com o convite. Nós sabíamos que o evento seria um sucesso, mas com certeza superou nossas expectativas enquanto escritório regional. Afinal são 14 municípios participando”, completa.

O Encontro Regional da Terceira Idade com a escolha da Rainha e das Princesas da Terceira Idade não era realizado há 12 anos em Ampére. “A Administração Municipal e a APMI acreditam que o idoso, e o ser humano, de um modo geral, precisa ser valorizado. E esta é uma forma de incentivar estas pessoas e mostrar que estamos preocupadas com elas”, diz Ledi. 

A candidata Norecy do Amaral, do Grupo da Terceira Idade Nossa Senhora Aparecida, foi coroada como a Rainha da Terceira Idade. As candidatas Jacira Maria Danieli, que representou o Grupo da Amizade, e a Maria Turatti, do Grupo Nossa Senhora das Graças, foram escolhidas como 1ª e 2ª Princesas, respectivamente.  Para a Rainha da Terceira Idade de Ampére, a vitória foi uma feliz surpresa. “Fui convidada para concorrer como candidata pelo meu grupo e resolvi participar. Meu objetivo não era vencer, mas sim fazer parte do evento. Fiquei surpresa com a vitória, pois as demais candidatas já participam dos seus grupos há muito mais tempo”, aponta Norecy. As senhoras foram avaliadas quanto aos critérios de desenvoltura, simpatia e beleza.

A Rainha da Terceira Idade de Ampére representará o município no dia 28 de setembro, em Francisco Beltrão, na escolha da Miss e do Mister Terceira Idade da região. E caso vença, participará da etapa estadual do concurso. “Estamos muito empolgados com este evento e vamos torcer e apoiar a nossa candidata”, fala Ledi.

Além da escolha da Rainha e das Princesas da Terceira Idade, o Encontro Regional de Idosos também contou com muita música, dança, comidas e bebidas. “É um momento muito bom para conhecer outros idosos e fazermos novos amigos. O meu desejo é que mais encontros como este sejam realizados para que possamos interagir com outras pessoas das cidades vizinhas”, diz Norecy do Amaral.

A coordenadora regional da Secretaria de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Franciele Schmitz, destaca a importância da realização deste tipo de evento. “Através destes eventos, é possível perceber que o idoso continua na ativa e, principalmente feliz; buscando qualidade de vida em primeiro lugar. A realização destes encontros é uma maneira de incentivá-los a continuar com essa vitalidade”, diz.  Para Franciele, eventos como estes valorizam o idoso. “Encontros como o de hoje trabalham a autoestima dessa população, pois a Prefeitura disponibiliza ônibus, eles se arrumam, ou seja, recebem o tratamento especial que eles realmente merecem”, diz.

Segundo a APMI, a Administração Municipal visa a proporcionar momentos de alegria aos idosos, além de contribuir com seu bem-estar e sua saúde. “O objetivo da nossa equipe é fazer os idosos felizes e também proporcionar oportunidades para que eles possam aproveitar cada momento de suas vidas”, enfatiza Ledi Fritsch.