Representantes da Associação da Vila Militar (AVM) de Curitiba estiveram realizando encontro com policiais da Companhia de Polícia Militar de Palmas, nesta quinta-feira (12). Foram tratados no encontro; direitos dos policias, reforma da previdência, tratativas das associações na esfera do Congresso Nacional, e saúde mental com temas voltados ao setembro amarelo, na prevenção e combate ao suicídio.

O coordenador do projeto “Pé na Estrada”, que está percorrendo cidades do interior do Estado do Paraná, Major Henrique Ribeiro, destacou a diferenciação dos militares para o cidadão comum quando o assunto é reforma da previdência devido a uma série de regras e restrições impostas ao militarismo. Foi realizado também atendimento psicossocial e atendimento jurídico de forma gratuita. A psicóloga, Cabo Janete Vaz de Andrade, informou sobre a necessidade do acompanhamento psicológico, destacando que a grande preocupação do Serviço de Assistência Social e do Centro Terapêutico da Diretoria de Pessoal é o bem-estar do militar e de sua família.

Na avaliação do Comandante da 2ª Cia, Tenente Bruno Emanuel Lopes Bueno, o encontro foi de grande aproveitamento pelos esclarecimentos sobre o sistema de asseguridade da Polícia Militar, o que seria para as demais pessoas a previdência social. Além da conscientização do setembro amarelo, combate ao suicídio, em uma profissão que é extremamente estressante devido ao grau de complexidade nas atuações diárias dos policiais, destacou Tenente Bueno. No dia (30) deste mês, outra equipe da Associação da Vila Militar (AVM) estará na unidade, dessa vez com o mutirão jurídico.