Por Evandro Artuzi 

Os problemas e as mortes causadas pelas chuvas em várias cidades brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro, nos fazem refletir sobre a segurança que temos em nossos municípios, nesse caso em Francisco Beltrão. Será que estamos preparados para enfrentar as catástrofes?
Será que nossas moradias estão num local correto e seguro? Será que os responsáveis têm realizado ações que podem nos livrar dessas situações? As respostas foram buscadas junto ao Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, responsável também por algumas ações de Defesa Civil.
Conforme o Comandante da unidade, Tenente Genuíno Dalponte, o município passou por uma situação complicada em 2010, quando várias residências e empresas foram alagadas em vários pontos da cidade.
A partir desse fato, entidades do município, entre elas, a prefeitura e a coordenadoria municipal de Defesa Civil agilizaram algumas obras como, por exemplo, a dragagem de rios e córregos e a remoção de famílias que residiam em áreas de risco. Também, segundo Dalponte, reuniões periódicas são realizadas para discutir ações de auxilio e prevenção.

OUÇA