A greve dos bancários no sudoeste do Paraná que durou mais de 20 dias, chegou ao fim na manhã desta terça-feira (27). Aos poucos, as agências estão retornando as atividades. A expectativa é que o movimento seja grande nos próximos dias.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Bancários no sudoeste do Paraná, Valdir de Oliveira, “discutimos na assembleia a aceitação da proposta diante do quadro apresentado a nível nacional, estadual e que a maioria já havia aceitado. Não seria justo a gente ficar num movimento isolado aqui no sudoeste. Após um amplo debate foi colocado em votação e por maioria foi aprovado o retorno ao trabalho no dia de hoje”.

Em acordo feito com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a categoria aceitou o reajuste de 10% sobre os salários, participação nos lucros e resultados (PLR) e o piso da categoria. Também foi proposto um reajuste de 14% para os vales-refeição e alimentação.

“Agora é o retorno ao trabalho, nos primeiros dias deve ter um fluxo bastante grande de clientes, mas com calma tudo se resolve”. Ressalta Oliveira.

 

CHOPINZINHO

Próximo às 9h30, os funcionários dos bancos em Chopinzinho, se reuniram para debater os temas aprovados em assembleia nacional. “Foi realizada assembleia com os bancos da praça Chopinzinho, ficou decidido que todos os funcionários retornem ao trabalho hoje e as agências abram normalmente neste dia 27 de outubro”. Comenta Neilor Grando, Representante dos Bancários em Chopinzinho.

Os demais municípios da região também realizaram assembleias e optaram pelo fim da mobilização.