• Compartilhe no Facebook

Após o encerramento da apresentação, os atores se reuniram para o registro oficial. Foto: Reprodução Facebook

Milhares de pessoas aproveitaram o dia de sol e estiveram no Distrito de São Luiz, em Chopinzinho, na tarde desta sexta-feira (19) para a acompanhar a encenação da “Paixão e Morte de Cristo”. A peça teatral já é tradicional na comunidade e, nessa edição, contou com a participação de cerca de 80 atores, todos amadores. Com apoio da administração municipal, por meio do Departamento de Cultura, a peça é coordenada pelo professor e historiador Evilásio Fussiger.

Os atores são moradores do distrito e de comunidades vizinhas. Mesmo com pouco recurso, a apresentação não deixa nada a desejar, se comparada com grandes produções. A apresentação começou em frente à igreja da comunidade e seguia até o topo de um morro, representando o monte das oliveiras, onde Jesus Cristo foi crucificado.

O intérprete de Cristo, desde o início da peça, é o agricultor Geraldo Piaia, morador da comunidade. Apesar da participação em todas as apresentações, o ator se emociona ao ver tantas pessoas prestigiando ele e os demais envolvidos. O teatro, além de atrair pessoas de várias comunidades e cidades da região, também serve pra manter unidade a comunidade.

Na avaliação de Evilásio Fussiger, diretor da peça, esse ano a apresentação superou todas as expectativas. “Esse ano foi simplesmente demais, ano passado foi maravilho, mas esse ano foi demais, até os atores ensaiavam brincando, embora tenham ficado nervosos com a presença de tanta gente”, disse.

Em entrevista à Extra FM, o diretor disse que passada essa apresentação, a equipe já começa a preparação para 2020. Segundo ele, reuniões mensais serão realizadas para planejar novidades e também construir no topo do moro toda a cidade cenográfica para a encenação da peça. “A cada ano tem que colocar uma coisa nova, eu já pensei em algo, mas não vou contar pra não estragar a surpresa, mas vai ser bonito, podem ter certeza, nós queremos chegar a 2022, por ai, com 100 atores participando”, revelou.

Fotos: Evandro Artuzi/reprodução WhatsApp