Qualificar a mão de obra e buscar a melhoria na produção de softwares foram os motivos que levaram cinco empresas da região a participar do Programa de Qualidade Sebrae-Senai (PQ2S), que teve início na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em Pato Branco. Promovido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Sebrae/PR e Senai, o PQ2S que está na terceira turma, teve início com o módulo Gestão de Projetos, coordenado por Marcelo Pereira da Silva, instrutor do Senai Empresas, de Londrina.

O primeiro treinamento, com duração de dois dias, está ocorrendo no Sebrae/PR em Pato Branco. Segundo o consultor de negócios do Senai Londrina, Marcelo Pereira da Silva, instrutor da primeira etapa, após o módulo, haverá visitação às empresas. “Faremos a avaliação e, em seguida, definiremos o modelo de trabalho, de acordo com as características verificadas em cada empresa”, relata Marcelo Silva. O consultor destaca que o treinamento em Gestão de Projetos segue o PMBOK, o guia oficial de gestão de projetos em todo o planeta.

“No treinamento, estabelecemos o conceito de qualidade e definimos um padrão de trabalho a ser seguido. Gestão é, basicamente, planejar antes de fazer. O princípio é simples, mas a aplicação varia de empresa para empresa. O principal desafio é vencer a resistência das equipes às mudanças que precisam ser feitas”, resume Marcelo Silva.

A resistência às mudanças já começa a ser vencida na empresa Inobram, de Pato Branco, que trabalha no setor de automação agroindustrial. O diretor de engenharia Leonel Inocêncio conta que foi preciso convencer os sócios a implantar um setor de qualidade na empresa, criado há dois meses. Agora, Leonel participa da turma 2013-2014 do PQ2S, com o objetivo de ganhar conhecimentos na área e leva-los à empresa. “O que queremos é melhorar a qualidade dos nossos processos e ganhar agilidade. A qualidade engloba todos os setores e agrega valor. Geralmente, os produtos mais procurados e aceitos são os de melhor qualidade e, por consequência, mais caros”, contextualiza.

O consultor do Sebrae/PR, César Colini, enfatiza que a ação integra o projeto regional chamado TI Competitivo, criado pelo NTI e Sebrae/PR para melhorar o desempenho de empresas do setor com soluções em diversos níveis, desde a gestão básica até o programa de qualidade.

“É a terceira turma do PQ2S, programa que foi criado pelo Sebrae, Senai e NTI na região  e  hoje  aplicado em todo Estado. A realização desta nova turma demonstra o interesse, simboliza o compromisso com a qualificação das empresas e a perspectiva de novos mercados”, projeta Colini.

O PQ2S surgiu das demandas do setor de TI do Sudoeste, conforme relato do presidente do NTI, Carlos Manfroi. “É uma iniciativa extremamente importante dentro do planejamento estratégico do nosso núcleo. O programa surgiu da parceria que temos com o Sebrae/PR para a melhoria da qualidade dos softwares produzidos na região Sudoeste”, detalha. Carlos Manfroi acrescenta ainda que “o PQ2S é o passo inicial para outras certificações que as empresas de TI devem buscar mais adiante”.

Aprovado

O empresário Delci De Col, da Eeco Sistemas, situada em Pato Branco, participou das primeiras turmas do PQ2S e conta que o programa trouxe melhorias na organização de processos.

“Para nossa empresa foi importante, pois avançamos na questão de qualidade de processos, sistemas e implantamos procedimentos que permitem uma maior agilidade para atender clientes, o que é significativo para competir no mercado”, completa Delci.

O PQ2S

O programa é executado pela equipe do Laboratório de Testes do Senai Empresas, de Londrina. A turma 2013-2014 teve início neste dia 1º de agosto, com o treinamento em Gestão de Projetos. Na sequência, estão programados treinamentos em Gestão de Requisitos, Gestão de Configuração e Gestão de Testes, além de consultorias nas empresas participantes.