por Ivan Cezar Fochzato

 

O Sebrae/PR, por meio do Programa da Cadeia da Construção Civil do Sudoeste do Paraná, está auxiliando construtoras a obterem a certificação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-h). Desde 2009, quatro empresas foram certificadas e, até o início de 2012, mais sete deverão alcançar a certificação.

 

Conforme explica Gerson Miotto, consultor do Sebrae/PR em Pato Branco, para as micro e pequenas empresas aproveitarem esse bom momento econômico vivido pelo setor é preciso promover melhorias nos processos de gestão. A certificação no PBQP-h é uma estratégia de desenvolvimento, melhoria da qualidade e competitividade para as empresas e, consequentemente, para o setor da construção civil.

 

Para alcançar a certificação, um conjunto de ações é trabalhado com foco na melhoria da qualidade de materiais, qualificação de mão de obra, normas técnicas, implementação de tecnologias inovadoras, entre outras. No município de Chopinzinho, o engenheiro civil Daisson Ronaldo Benetti tem uma empresa do ramo que está há dois anos implementando as ações do PBQP-h e espera, ainda em 2011, obter a certificação no nível A do programa. Daisson Benetti conta que, até o momento, as mudanças mais significativas são percebidas na gestão e organização da empresa, o que também reflete no campo de trabalho.

 

Em Pato Branco, Leandro Manfrói é sócio-proprietário de uma empresa que está certificada desde maio do ano passado. Para o engenheiro civil, o processo melhorou a gestão do negócio e a certificação abriu portas fora do município.

No PBQP-h, a melhoria da qualidade, redução de custos e a otimização de recursos públicos têm como meta a criação soluções mais acessíveis e de qualidade para a redução do déficit habitacional no País, principalmente no que se refere à produção habitacional de interesse social. Para se ter uma ideia, empreendimentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” ou do “Programa de Aceleração do Crescimento – PAC” exigem empresas certificadas ou em processo de certificação no PBQP-h.

 

com informações da assessoria- Adriano Oltramari