Em tempos de crise, é fundamental que o empresário da indústria do vestuário assuma seu papel como estrategista nesta cadeia produtiva de valor. Essa é premissa que vai nortear um circuito estadual promovido pelo Sebrae/PR com o especialista Carlos Ferreirinha, nos quatro polos paranaenses onde a entidade desenvolve projetos ligados à indústria da moda.  Até o dia 24 de novembro, Ferreirinha percorre Apucarana, Francisco Beltrão, Terra Roxa e Maringá, para falar sobre oportunidades, alternativas e desafios vividos pelo setor, trazendo ensinamentos de marcas que ultrapassaram períodos de crise por meio de estratégias, resultados e constante reinvenção.

Há mais de 24 anos nas operações de mercado, desenvolvimento de negócios e marketing, Carlos Ferreirinha é o principal formador de opinião no segmento de luxo e premium na América Latina. Foi presidente da Louis Vuitton no Brasil, é considerado um dos melhores palestrantes brasileiros de Business Market e tem viajado o mundo, prestando serviços de consultoria, assessoria, capacitação e treinamento, à frente de sua empresa, a MCF Consultoria e Conhecimento. Liderou projetos relevantes com grandes marcas como Bentley, Burberry, Coach, Tory Burch, Tam, Grupo Accor, O Boticário, Natura, Estée Lauder Group, Lexus, Honda, Swarovski, Pandora e Nestlé. Também fazem parte da sua carteira de clientes empresas como a Embraer, Diageo, Pernod-Ricard e Cyrela.

Esforço e dedicação são elementos essenciais na trajetória de Ferreirinha, que começou a trabalhar ainda na infância, no botequim do pai. “É uma pessoa inspiradora, que batalhou para conquistar a posição de referência que ocupa hoje. Ele ainda dorme pouco, estuda muito e nos mostra na prática que o sucesso é resultado de trabalho e dedicação”, destaca a coordenadora estadual de vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser. “Ele é o profissional certo para conduzir o evento neste momento complicado da nossa economia, cheio de desafios diários, no qual, para se sobressair, os empresários precisam maximizar e valorizar o relacionamento com o cliente, manter sempre a ‘chama acessa’ e, acima de tudo, entender os desafios como oportunidades” ressalta.

A ação, destinada a clientes dos projetos ligados ao Setor do Vestuário do Sebrae/PR e parceiros convidados, tem como objetivo levar os participantes a refletirem, interagirem e gerar insights. A conversa entre Ferreirinha e os empresários passará pela necessidade de avaliação e reinvenção constantes para a sustentabilidade da marca, pela compreensão do perfil do consumidor atualmente, do mercado e de seus códigos. Ferreirinha abordará as mudanças que o mercado vem sofrendo, seja com os novos comportamentos de consumo ou a forma com que as empresas estão se aproximando de seus clientes para fidelizá-los.

Observar as estratégias utilizadas pelas marcas premium no mercado mundial é um caminho para entender conceitos, como proximidade com o cliente e reinvenção, olhar crítico, coerência e encantamento. Ferreirinha aponta que nem todas as empresas podem ou devem ser de luxo, mas todas elas podem aprender com a estratégia do negócio do luxo.