A Fecomércio PR e o Sebrae/PR promoveram, na noite desta terça-feira (23), em Pato Branco, a solenidade de encerramento do programa Varejo Mais em Ação. Vinte e cinco empresas receberam os certificados e, na sequência, acompanharam palestra com Eva Zancanaro, instrutora do Senac, com o tema “Como Fidelizar Clientes e Vender Mais”. A última atividade aconteceu no auditório do Sindicomércio, parceiro na realização do programa em Pato Branco.

Ciro Conte Chioquetta, diretor do Sindicomércio e membro do Conselho Nacional do Senac, foi o representante da Fecomércio PR e do sindicato no evento. Para ele, os empresários de pequenos negócios precisam aproveitar as oportunidades para se desenvolver.

“Os empresários e seus colaboradores devem estar motivados e qualificados. Os desafios do mercado são cada vez maiores e, sem conhecimento, tudo fica mais difícil. A concorrência via internet está aí e novas estratégias são necessárias”, advertiu Chioquetta.

O diretor do Sindicomércio ressaltou ainda a parceria com a Fecomércio e o Sebrae/PR, que possibilitou a realização do programa em dois municípios da base territorial do sindicato neste ano, Marmeleiro e Pato Branco.

O consultor do Sebrae/PR, Ivonei Loregian, também salientou a parceria com a federação e o sindicato e lembrou que as micro e pequenas empresas são desafiadas diariamente a melhorar a gestão e o atendimento.

“E, principalmente, é preciso encantar os clientes. As 32 horas de conteúdo teórico e as quatro horas de consultorias nas empresas mostram que existem ferramentas e estratégias para a diferenciação, com pouco investimento”, detalha Loregian.

Conforme o consultor, mudanças no visual de loja, por exemplo, podem fazer a diferença. É o que descobriu o empresário Tiago Piccini, da Eletro Real.

“O curso foi muito bom. Aprendi que posso fazer algumas ações para atrair os clientes, sem ter que investir dinheiro. As consultorias mostraram caminhos para mudar o visual de loja, por exemplo”.

Na parte financeira, Piccini conta que a empresa não utilizava todas as funcionalidades do software de gestão contratado. “A organização da loja e os controles financeiros mudaram com o Varejo Mais em Ação”, completa o empresário.

Cliciane Tatto Lasta, proprietária da loja de confecções Delle Della, também já está aplicando o que aprendeu no programa.

“Os conteúdos sobre finanças e visual de loja estão sendo muito úteis. A expectativa era grande quanto ao Varejo Mais em Ação e meus colaboradores também participaram dos treinamentos”, diz Cliciane.

O Sebrae/PR e a Fecomércio PR preparam um evento regional do comércio para o dia 30 de novembro, em Pato Branco, envolvendo as empresas que participaram, neste ano, do programa na região Sudoeste: Marmeleiro, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente