Por Larissa Mazaloti

Fonte: Assessoria de Imprensa

A inovação como diferencial competitivo, do conceito à prática, foi o tema dos workshops realizados pelo Sebrae/PR, Sebrae Nacional e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI), na semana passada, em quatro municípios da região sudoeste do Estado. Além trazer conceitos e sensibilizar os mais de 200 empreendedores e empresários que participaram dos workshops em Salto do Lontra, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Pato Branco, os eventos empolgaram ao trazer casos de sucesso de empresas regionais que usaram ferramentas de gestão, marketing e mercado para inovar e crescer.

Ao todo, são 100 workshops de norte a sul do Brasil, com o tema “Como a pequena empresa pode lucrar com a Inovação”. No sudoeste do Estado, os workshops foram realizados especificamente para empreendedores e empresários dos setores do varejo e serviços. Em linhas gerais, foram abordados aspectos como a definição de inovação, os tipos e formas de inovação, as posturas que devem ser adotadas pelos empresários para inovar, custos e riscos do processo e ganhos da inovação, específicos em cada um desses setores.

Além dos workshops e orientações dos especialistas, os empresários conheceram casos de empresas beneficiadas com modelos de inovação na sua própria cidade e região. Em Salto do Lontra, a empreendedora Adriana Maria Spies contou a trajetória empresarial de um sonho que começou com uma pastelaria em imóvel alugado e se transformou numa pizzaria com forno ecológico. A história começou em 2000 e as inovações se sucederam com a pizzaria, rodízio de pizzas e, por último o forno ecológico, que inclusive utiliza a chamada lenha ecológica.