Três novos projetos de geração energia eólica poderão estar sendo instalados em  Palmas, sul do Paraná, a patir do próximo ano. O município, que foi pioneiro nesta modalidade, não recebia investimentos neste setor desde a implantação dos primeiros cinco aerogeradores há 15 anos.

A empresa Incomex anunciou nessa quarta-feira(19) na Rádio Club AM que pretende implantar no município os Parques Eólicos Agua Santa (84 megawatts); Serra da Esperança (42megawatts) e Rota das Araucárias (46 megawatss), totalizando 174 megawatts de energia.O anúncio foi feito pelo engenheiro Adriano Jackson Gomes e pelo jurídico dos projetos, Jackson Tozin Cenzi.

Conforme explicou Gomes, os estudos dos ventos  e elaboração dos projetos foram iniciados entre 2008 e 2009, tendo sido concluídos no final de 2013. Conforme ele, o investimento será feito pela iniciativa privada através de parcerias da Encomex com grupos empresariais do Paraná e Santa Catarina, que deverão investir aproximadamente R$ 800 milhões para a execução total do projeto em Palmas.

Todos os parques estarão sendo instalados em propriedades particulares na região dos Campos de Palmas, próximo do Parque Eólico de Palmas, pertencente à Copel e implantados ainda em 2000. “A projeção para gerar o volume de energia projetada é de no mínimo 70 aerogeradores”, explicou.

Salientou que os projetos, que já receberam a autorização pelo município e agora  aguardam  licenciamento  pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP.  “Com o licenciamento os projetos estarão aptos a participar dos leilões de energia pela Aneel previstos para este ano. “Esperamos que o licenciamento ocorra até meados deste ano”, destacou o engenheiro.

Informou ainda que os Estudos de Impacto Ambiental – EIA e Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, já foram igualmente protocolados no órgão do meio ambiente do Paraná. Para o engenheiro as etapas mais complexas dos projetos já foram ultrapassadas e agora se  for possível obedecer o  conograma, a previsão é de que as obras possam ser iniciadas ainda em 2015”, avaliou Gomes.