O Programa Empreendedor Rural já está proporcionando resultados práticos a jovens agricultores de Passos Maia e  Vargeão(SC). Na última sexta-feira os conhecimentos repassados em sala de aula permitiram a realização da mostra e feira de produtos coloniais localmente produzidos. Oferecido Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o curso que tem o apoio da Secretaria de Agricultura de Passos Maia e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada, está sendo oferecido a 16 alunos.

Conforme o instrutor do Senar, Valderlei Zanini, a feira serve para que os alunos entendam como funciona o processo da produção, saibam calcular o custo, o preço de venda e como funciona realmente o mercado. O curso prevê 17 etapas, sendo que o primeiro eixo do programa orienta como trabalhar o diagnóstico das propriedades. A ideia é que eles compreendam as potencialidades de suas propriedades. A gente comenta com eles que essas empresas rurais podem valer muito mais do que muitas empresas que estão na área urbana”, lembrou o instrutor.

Explicou Zanini que a turma deverá apresentar um projeto individualizado ao final do curso, previsto para o início de novembro. O planejamento de uma nova atividade ou melhoria de uma atividade que já possuem.