Os produtores de maçã, ameixa, amora preta, mirtilo, caqui, pêssego e uva de Palmas, sul do Paraná, poderão contar com mais um auxílio na gestão financeira de sua produção. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu o GestFrut, uma planilha baseada em Excel, que possibilita aos produtores estimativas de custo, lucro, viabilidade financeira, resultados econômicos, dentre outras funcionalidades. Para isso, são utilizadas informações que vão desde a produção no campo até a pós-colheita.

O trabalho foi elaborado por Embrapa Uva e Vinho, do Rio Grande do Sul, e auxilia produtores e técnicos nas avaliações econômico-financeiras também de outras espécies frutíferas de clima temperado como framboesa, kiwi, morango e pêra.

A ideia inicial era que a planilha fosse utilizado somente pela equipe do projeto “Aprimoramento gerencial de fruticultores familiares gaúchos e catarinenses: uma abordagem participativa focada em questões econômico-financeiras”, desenvolvido entre 2012 e 2015. Porém, diante do bom resultado obtido, a Embrapa decidiu disponibizá-lo a produtores e técnicos agrícolas, contribuindo para a gestão, principalmente das pequenas propriedades.

O desenvolvimento do GestFrut

O GestFrut foi desenvolvido no ambiente do software Microsoft Excel, com recursos de programação do Visual Basic, possibilitando: realizar estimativas e análises de eficiência econômica (receitas, custos, lucro, lucratividade etc.) e de viabilidade financeira do sistema de produção em análise (tempo de recuperação do capital, taxa interna de retorno, retorno adicional sobre o investimento etc.); identificar as variáveis que mais impactam nos resultados econômicos e financeiros da produção da fruta avaliada; realizar simulações para estimar e analisar riscos econômicos e financeiros do sistema de produção, verificando, por exemplo, a probabilidade de obter resultados positivos e negativos de acordo com a variação de preços dos insumos.

As planilhas que compõem a ferramenta são alimentadas com dados relacionados com todos os itens necessários para a produção de cada fruteira. Esses itens englobam, por exemplo, os bens de capital (máquinas, equipamentos e benfeitorias), a mão de obra e os insumos agrícolas (adubos e defensivos agrícolas, por exemplo).

As planilhas disponíveis para download contam também com modelos de sistemas de produção já preenchidos, auxiliando, assim, o usuário a compreender melhor seu funcionamento. Além disso, os usuários têm à disposição um manual de uso da ferramenta e um caderno de escrituração para cada uma das onze espécies frutíferas.

Esse caderno possui três objetivos principais: permitir que, ao longo do ano, o produtor registre e armazene informações essenciais de diferentes sistemas de produção, convencionais ou orgânicos; reunir as informações necessárias para utilizar o GestFrut; auxiliar na tomada de decisão, no planejamento e na avaliação das diferentes atividades executadas, para realizar, quando necessário, possíveis ajustes na condução da produção.