Por Evandro Artuzi 

Dados divulgados pela Polícia Militar de Francisco Beltrão apontam um aumento significativo no número de ocorrências de trânsito. Conforme o relatório, em 2010 foram registrados no perímetro urbano um total de 1.160 acidentes. Desses, 413 apresentaram vítimas com ferimentos, 05 com vítimas fatais e 742 apenas danos materiais nos veículos envolvidos. Além disso, foram expedidas durante o ano 3.329 notificações de trânsito. Num comparativo com 2009, é possível perceber que houve um aumento significativo.
Em 2009 foram 976 acidentes, sendo 353 com vítimas e 623 sem vítimas, apenas com danos materiais. Quanto a notificações, em 2009 foram expedidas 2.745 ao todo. Conforme o comandante interino do 21º Batalhão de Francisco Beltrão, Capitão Vicente Carvalho Junior, o aumento de notificações é um sinal positivo, significa que a Polícia Militar está atuando mais no setor de trânsito.
O que preocupou em 2010 foram às mortes no perímetro urbano. Já o acréscimo no número de acidentes é fruto do aumento da frota de veículos em Francisco Beltrão. “O número de veículos aumentou, mas alguns motoristas não estão preparados para conviver com o movimento intenso”, disse o oficial.
Quanto à infra-estrutura de trânsito, a Polícia Militar aprova as mudanças feitas pelo Debetran e IPUB (Instituto de planejamento urbano), em 2010. A instalação de rotatórias em alguns pontos da cidade diminuiu a ocorrência de acidentes e deu maior fluidez ao trânsito, garantiu Capitão Vicente. Outra preocupação da Polícia Militar é a falta de atenção dos proprietários de veículos quanto ao pagamento dos impostos como IPVA, licenciamento anual e seguro obrigatório.
Essa falta de atenção tem sido a grande responsável pelas notificações expedidas e a apreensão de veículos e motocicletas. O oficial lembra que neste ano a fiscalização será intensificada, por isso, pede que os proprietários de veículos regularizem a situação para evitar qualquer problema com a Polícia Militar.