Por Larissa Mazaloti

 

 

Redistribuir alimentos é o principal objetivo do Mesa Brasil, um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável do Sesc. Para evitar o desperdício de alimentos, o programa tem mecanismos que possibilitam reduzir a falta de alimentos onde falta.

 

O Sesc Francisco Beltrão registrou em 2010 um recorde: foram mais de 150 toneladas de alimentos repassados a 70 entidades sociais cadastradas ao Programa complementando 1.762.550 refeições.

O Programa conta com parcerias com empresas, instituições sociais e voluntários no esforço de diminuição das carências alimentares e do desperdí¬cio de alimentos, com um papel pró-ativo: demonstra que é possí¬vel minimizar os efeitos da fome e da desnutrição por meio de programas sociais práticos, a custo reduzido e aplicação imediata. O diretor da unidade local do Sesc, Leandro Rodrigues avalia com satisfação as metas batidas.

 

Para 2011 o Programa tem como novidade o atendimento à comunidade dos Quilombolas (Palmas) e a comunidade indígena (Mangueirinha) através de novos projetos já aprovados do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar dos municípios de Verê e Renascença. Mas além disso, Rodrigues relata que a partir do ano que vem, doadores poderão realizar um acompanhamento da destinação dos alimentos.