E uma eleição bastante tranquila onde 4.044 eleitores compareceram às urnas, foram eleitos neste domingo (04) os novos Conselheiros Tutelares de Francisco Beltrão. A eleição teve 13 inscritos. Desses, cinco foram escolhidos pelos eleitores e vão trabalhar em prol de crianças e adolescentes a partir de janeiro de 2016. Foram eleitos: Deivid de Oliveira Ouriques (456), Amilton Camargo (395), Derli Pinto Graczik (336), Elton de Vargas (336) e Giseli Arali Leite Learth Saboia (335). Derli e Elton empataram e o desempate teve como critério a idade, por isso Derli ficou em terceiro.

Os demais candidatos obtiveram a seguinte votação: Edilamar Dalposso de Oliveira (318), Anikeli Rios (318), Crimair Guedes (307), Regiane Fátima de Oliveira (275), Joarez Antonio Chaves (274), Neusa de Fátima Tavares Borges (261), Cristiane Marcante (201) e Genieci Rosa Simonatto Colpani (163).

A eleição foi coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e ocorreu dentro da normalidade, de acordo com o presidente Marcos Susin. O presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Kupkwoski, também fez uma avaliação bastante positiva do processo eleitoral. Segundo ele, alguns boatos surgiram no período de campanha de que seria feito transporte de eleitores, mas isso acabou nãos e confirmando, o que tornou a eleição bastante tranquila.

A promotora da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Francisco Beltrão, Camille marques Dib Crippa, também acompanhou todo o período eleitoral, inclusive a apuração dos votos. Assim como os demais envolvidos, avaliou de maneira bastante positiva a realização da eleição que transcorreu sem qualquer anormalidade.

Segundo ela, os eleitos tomam posse em janeiro de 2016, mas antes disso terão um treinamento para se adequar e tomar conhecimento da nova função. “Eles passaram por alguns treinamentos para que possam iniciar o trabalho preparados para dar atenção necessária às nossas crianças e adolescentes”, declarou. A promotora também afirmou que o Ministério Público espera o melhor de cada um a partir de agora.

Fotos: Evandro Artuzi/RBJ