Circula pelas mídias sociais e alguns sites, a notícia que o eleitor que não fazer o recadastramento biométrico dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, pagará multa de R$ 150,00 e terá o Título de Eleitor, CPF e Carteira de Identidade suspensos. A informação é FALSA [Fake News] e tem gerado inúmeras dúvidas na população.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral de Francisco Beltrão, Arno Wolfe Junior, “é um boato que está circulando pelos grupos de Whats Wapp e internet, mas a notícia e falsa. Aqui em Francisco Beltrão ainda não tem obrigatoriedade, nem multa nesses valores”.

A biometria está sendo feita em todos os municípios do país, mas as penalidades para quem não fazer esse recadastramento, não tem multas com valores altos. “Quem não fazer terá o título cancelado, as consequências são as gerais que já acontecem, quem passar no concurso público vai ter dificuldade de assumir o cargo por causa da quitação eleitoral, fazer o passaporte, se matricular em alguma faculdade. Tudo isso necessita estar em dia com a justiça eleitoral”.

Cada comarca tem um prazo diferente para fazer a biometria. Os municípios pequenos são os primeiros a intensificar a campanha, na sequencia segue as cidades maiores. “Talvez isso confunda os eleitores. Em algumas cidades já foi feito o processo da biometria. Para região de Francisco Beltrão não tem esse prazo final que circula, mas estamos fazendo a biometria”.

O eleitor pode evitar ficar vários minutos na fila no dia que fazer o recadastramento. Para facilitar, a pessoa deve agendar o atendimento através do site http://www.tre-pr.jus.br. Nele consta na primeira página a opção “agendar biometria”. No momento, o cidadão deve ter em mãos o título de eleitor.

 

Falso

O texto que circula pelas mídias sociais destaca:

“Olha só o que o governo inventou para pegar dinheiro do povo, lançou uma lei para todos os eleitores fazerem a biometria mas não avisou nada para ninguém e o praso vai até 7/12 quem nao fizer vai pagar uma multa de 150,00 enquanto nao pagar o seu cpf rg habilitação fica suspenso vc nao vai poder dirigir nem usar rg nem cpf enquanto nao pagar a multa , o prazo para nao pagar multa é até 7/12, so que ninguém ta sabendo, vai ser um Deus nos acuda espalhem para o maior número possivel gente”.