por Ivan Cezar Fochzato

 

Diz a letra da música de Milton Nascimento, Nos Bailes da Vida, que: “Todo artista tem de ir aonde o povo está”. Também a música “Nascer Para Cantar”, de Chitãozinho e Xororó reforça tal perspectiva: “O artista vai onde o povo está”.

 

“Dentro do tempo da Política”, como caracteriza o antropólogo Moacir Palmeira, o período em que ocorrem  as campanhas eleitorais pelo voto, me permiti estabelecer uma relação entre como agem os artistas musicais e os participantes da política. Em ambas as situações, seus protagonistas, maximizam seus esforços para estarem próximos de seus públicos.

Enquanto o artista tem sempre como ponto focal de exposição os palcos de todos tamanhos, estruturas, tecnologias, confortos, glamour para levar sua mensagem objetiva e subjetiva; agentes da política, pelo menos “dentro do tempo da política”, não fazem reticências em onde se encontrarem com o “seu povo”.

 

Como os artistas dividem, eventual ou frequentemente, o palco com os outros como forma de garantirem o sucesso profissional ou do evento, também ocorre com os agentes da política. Exemplo do que falo,  se comprovou no último sábado (21) no centro da cidade de Palmas, Paraná.

 

Em Palmas

 

Voluntaria ou involuntariamente, dois candidatos ao executivo do município aproveitaram “onde o povo está” e na Praça Bom Jesus por conta da movimentação da Feira do Produtor, por um lado, e pela movimentação realizada pelas Rádios Club AM e Horizonte FM, em torno do Dia D, para apresentarem-se. Câmera do Portal RBJ flagrou, um grupinho onde Hilário Andraschko(PDT), o atual prefeito, candidato à reeleição, fazia seu corpo a corpo com o eleitorado.

Interessante, há menos de cinco metros, com o mesmo propósito estava também o ex-prefeito, João de Oliveira (PMDB), que também disputa a prefeitura de Palmas nas eleições de 2012. Conhecendo o cenário local, me motivei a escrever algumas linhas para registrar tal fato e compartilhar com os leitores. Momento que não se repetirá, ou não haverá, alguém com uma câmera para registrá-lo. Senão tiver momentâneo significado, pelo menos registrei. Obrigado.

 

width=800
  • Compartilhe no Facebook

 

 

 Ah, e a título de informação, em Palmas, há mais uma candidatura do Executivo, Joaquim Tertuliano Ribas de Andrade, concorre pelo PT.