Por Evandro Artuzi (Fonte: Assessoria)
Professores do Ensino Fundamental de Pato Branco, Honório Serpa, Saudade do Iguaçu, Sulina, Mangueirinha e Chopinzinho participam por três dias do Programa de Formação Continuada em Chopinzinho. O encontro acontece no Anfiteatro David Rogos Schimitz e na Escola de Excelência onde são realizadas palestras e oficinas especialmente preparadas para os professores da Rede Municipal de Ensino de Chopinzinho. Os cinco municípios visitantes participam com professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Desde 2005 constantemente diretores, professores e equipes pedagógicas realizam atividades para refletir e avaliar as formas de ensino desenvolvidas nas escolas da rede municipal objetivando o planejamento constante para alcançar as metas propostas.
O processo de formação continuada não acontece apenas nestes momentos disse o Secretário de Educação Leomar Bolzani. “Acreditamos que ela acontece no dia a dia. Quando abrimos uma revista, buscamos ler um jornal, quando estamos pesquisando, avaliando e dividindo experiências com nossos colegas. Entretanto este momento que estamos vivendo, contribue significativamente para que os professores busquem, dia após dia, mais conhecimentos e estratégias para levar o conhecimento até as nossas crianças”, disse Bolzani. O Secretário lembrou que se observa a aplicação das discussões em sala de aula, sendo notável a dedicação da imensa maioria dos profissionais e aproveitou para agradecer a todos que ajudam a fazer a educação chopinzinhense.
Estão sendo discutidos pelos professoresos seguintes temas: a psicomotricidade, questões aplicadas no dia a dia em sala de aula, educação matemática, dinâmicas, metodologias diversas e alternativas de aplicação em sala. Os professores dos CMEIs estudam “As características do desenvolvimento infantil” e “A infância e a sua singularidade”.
“Nosso profissional tem contato com novas formas de aprendizagem com alternativas diversas, metodologias inovadoras, sempre buscando a possibilidade desenvolver atividades dentro das escolas, com dinamicidade. Todos queremos atrair a nossa criança para o conhecimento”, disse Leomar. O Secretário lembrou a todos os pais que no próximo dia 05, quinta-feira, iniciam as aulas em toda a rede municipal de ensino e o evento também é parte do calendário escolar deste ano. Uma novidade deste segundo semestre é um Programa de Recuperação das matérias de língua portuguesa e matemática que acontecerão de 05 a 13/08 em Chopinzinho, com este intensivo a Secretaria quer retomar com muita atenção o segundo semestre e estas matérias foram escolhidas por serem cruciais para o desenvolvimento de todas as demais.

Programação
Terça-feira 03/08

EF – Planejamento do Projeto de Recuperação de Língua Portuguesa e Matemática nas
escolas
EI /Jardim I e II – Oficina interdisciplinar (sobre o material utilizado) com a Profª Sara Arzua da
Editora Base
Local: Escola de Excelência
CMEI – Contação de histórias com a Profª Fátima Baltazar da Editora Base
Local: Escola de Excelência

Quarta-feira 04/08
EF – Educação Matemática para Séries Iniciais com Prof. Emerson Rolkouski
Local: Anfiteatro Professor David Rogos Schmitz
EI – Planejamento para o Início das aulas do 2º Semestre nas escolas
CMEI – A infância e sua singularidade – Alexsandra e Ivânia (SMEC)
Local: Escola de Excelência
Quinta-feira 05/08
EI e EF – Início da aulas do 2º Semestre