Nos próximos dias deverá ser publicado o Edital de Concurso Público para seleção de novos professores para o campus Palmas do IFPR. A medida depende de definições orçamentárias pelo governo federal. O concurso havia sido anunciado ainda no final do ano passado.Conforme o diretor geral do campus, prof. Luciano Martignoni, ao todo serão 45 vagas para docentes com dedicação exclusiva. “Até o dia 30 a gente tem a expectativa de que o edital já seja lançado”, avaliou.

Explicou que há uma pendência de aprovação do Orçamento da União para garantir os recursos necessários para a contratação de uma entidade para realizar o concurso. Os recursos estão garantidos, mas ainda não disponíveis e isso estará sendo solucionado somente com a aprovação pelo Congresso Nacional, que pode ocorrer ainda nesta semana.

Esclareceu que já foram definidos todos os tópicos e áreas em que os novos professores deverão atuar no campus já no segundo semestre deste ano, sendo que há uma previsão de que junho deste ano os novos docentes já estejam contratados. “Teremos uma condição mínima para sustentar as atividades docentes, o que nos dá uma certa tranquilidade”, esclareceu.

Informou que para atender as necessidades urgentes deste semestre, está havendo o aproveitamento de vagas disponíveis, com a utilização de alguns professores que estavam em outras instituições de ensino federal e manifestaram interesse em atuar em Palmas. “Já temos quatro professores que vieram de outros campi”, frisou Martignoni.

A previsão do Diretor é de que com a finalização dos chamamentos dos que ficaram na lista de espera do Processo Seletivo e com as transferências internas, externas e aproveitamento de cursos, o número de estudantes do campus local chegue os dois mil  neste início de ano.