Estudantes e moradores de Palmas e Clevelândia poderão conhecer, nesta semana, o ônibus especialmente preparado pela Sanepar com maquetes, painéis iluminados e outros recursos para disseminar práticas de uso consciente dos recursos naturais, assim como, a conservação de matas ciliares.

Conforme a empresa, as maquetes demonstram o ciclo da água, desde as nascentes, passando pela formação de rios e barragens para captação de água, por uma estação de tratamento, redes e reservatórios de distribuição de água até as residências.

Também será possível conhecer como funciona um sistema de tratamento do esgoto e a possibilidade de geração de energia a partir do gás metano e destinação do lodo tratado para a agricultura. No circuito também informações sobre o tratamento adequado dos resíduos sólidos.

A visita é gratuita, tem duração de cerca de 30 minutos e o ônibus recebe 25 pessoas de cada vez. As equipes foram treinadas para receber os visitantes e proporcionar todas as informações

O EcoExpresso estará em Clevelândia na quinta-feira (26), no Centro Cultural Cigarra e, em Palmas, na sexta-feira (27) no Ginásio de Esportes. O horário de visitação é das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00.

Conforme o Departamento de Educação de Palmas um cronograma está sendo organizado pelo Setor Pedagógico para permitir que pelo menos 700 crianças possam visitar os ambientes.