A dupla Édio Furlanetto e Rafael Vallejos irão enfrentar um desafio em prol de um projeto social, que visa a profissionalização de adolescentes em situação de vulnerabilidade. Eles pretendem percorrer o trajeto entre Curitiba e Pato Branco, sudoeste do Paraná, em quatro dias, pedalando no Desafio Ciclo Viti.

O objetivo é promover a captação de Imposto de Renda para os projetos sociais do Instituto Tibagi. O projeto lançado em um site de financiamento coletivo e espera alcançar meta mínima de doações, que contribuirão com as despesas da viagem como hospedagem, alimentação e passagem de retorno.

Os ciclistas pegam a estrada nesta sexta-feira (27), com previsão de chegada em Pato Branco na segunda-feira (02). O primeiro dia tem como destino a cidade de Irati, num trajeto de 153 Km. De Irati, a dupla segue para Guarapuava, contabilizando mais 100 Km. No terceiro dia, partem de Guarapuava para Coronel Vivida, pedalando mais 154 Km. Por fim, no quarto dias completam-se mais 30 Km, chegando ao município patobranquense.

Os recursos obtidos através das doações do Imposto de Renda, serão destinados para o desenvolvimento do Programa de Aprendizagem destinado aos adolescentes de 14 a 17 anos. O programa tem duração de 23 meses. Durante esse período os adolescentes recebem profissionalização na área de eletroeletrônica e são inseridos no mercado de trabalho.

Como a maior parte desses adolescentes vem de situações de vulnerabilidade, sua remuneração contribui em média 35% na renda da família. Ao final do programa eles são certificados e alguns efetivados na empresa em que trabalharam como aprendizes, garantindo-lhes o inicio de uma vida profissional e produtiva.

Perfil                                                            

Edio Furlanetto é professor aposentado pela Universidade Tecnológica do Paraná. Em 1995 fundou a Escola Técnica Tibagi que serviu de base para o Instituto Tibagi que atende atualmente 150 aprendizes. Seu sonho é fazer o Instituto Tibagi crescer com maior número de aprendizes e maior oferta de cursos.

Rafael Vallejos é empresário do setor de softwares para administração de empresas. Proveniente da Argentina mora no Brasil há 23 anos. Seu objetivo é contribuir de forma positiva nos objetivos de seus clientes auxiliando-os e orientando-os para alcançarem seus resultados. Além disso, almeja transformar sua empresa em uma empresa de oportunidades para as pessoas e assim colaborar para o desenvolvimento da comunidade.