Em uma celebração que reuniu mais de três mil pessoas na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Dom José Antonio Peruzzo tomou posse na noite desta quinta-feira (19) como arcebispo de Curitiba. O cargo é o principal da Igreja Católica no Paraná. A cerimônia começou as 19 horas e se estendeu até as 21h15.

Estiveram presentes, o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, além de autoridades estaduais, nacionais, familiares de Dom José, amigos da região sudoeste, padres, bispos e o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. Dom José Antonio Peruzzo foi nomeado arcebispo de Curitiba em janeiro desse ano pelo Papa Francisco. Até então a arquidiocese vinha sendo comandada interinamente pelo bispo auxiliar, Dom Rafael Biernaski, por conta da morte do arcebispo Dom Moacir Vitti, no dia 26 e junho de 2014.

O novo arcebispo de Curitiba tem como lema episcopal “Fazei discípulos…Ensinai”. Dom José possui mestrado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Instituto Bíblico de Roma e doutorado pela Universidade Santo Tomás de Aquino, também em Roma, na Itália. Tem 54 anos, nasceu em Cascavel, oeste do Paraná, e foi nomeado bispo de Palmas/ Francisco Beltrão em 24 de agosto de 2005, pelo Papa Bento XVI.

Em entrevista as emissoras da Rede Bom Jesus de Comunicação na tarde de ontem (19), Dom José revelou estar bastante apreensivo com a missão que lhe foi confiada, afinal tem agora sob sua responsabilidade quatro dioceses, 149 paróquias, mais de 400 padres e um universo de mais de 3,5 milhões de católicos. “Com um desafio desta magnitude estou abrindo caminhos e espero que outros também possam percorrer estradas semelhantes e conhecer o quanto a evangelização pede o máximo”, afirmou.

Dom José lembrou na entrevista, bem como na celebração, do povo do Sudoeste que tão bem o acolheu no período de quase 10 anos que ficou à frente da diocese e pediu que todos lembrem dele através de orações de apoio.

Fotos: Evandro Artuzi – Portal RBJ