por Ivan Cezar Fochzato

 

Produtores de maçã de Palmas participaram na última semana de uma palestra com o pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina), José Itamar Bonetti, que na oportunidade falou sobre doenças que afetam os pomares palmenses, a sarna e o cancro europeu. A palestra foi promovida pela Frutipar(Associação dos Fruticultores do Paraná).

 

Inicialmente falou sobre a doença da sarna que traz muitos prejuízos aos produtores se  não controlada adequadamente. Explicou aos produtores sobre pesquisas que vem sendo desenvolvidas no campo do tratamento com fungicidas. Conforme Bonetti, o fungo causador da sarna, é encontrado nas folhas velhas caídas no chão.O ataque da sarna ocorre prinpipalmente nas folhas e frutas, podendo também ser notado em flores e ramos.

align=left
  • Compartilhe no Facebook

 

 

 

Já o Cancro Europeu também é causado por um fungo que infecta macieiras bem como ameixeiras, pereiras e algumas outras espécies de plantas silvestres. Conforme Bonetti, o cancro europeu, uma doença que  foi identificada no Brasil,  em Vacaria(RS) no início dos anos 2000. Em Palmas, já a relatos que indicam a presença em algumas plantas. A doença é considerada agressiva e causa danos ao tronco e aos ramos, podendo inclusive causar a morte das plantas.

/
  • Compartilhe no Facebook

 

Em entrevista ao Portal RBJ, o pesquisador falou sobre as doenças e os cuidados que o produtor deve ter no combate aos fungos. Clique áudio.