As eleições do próximo ano em Palmas, sul do Paraná, deverão ser disputadas por pelo menos 22 partidos políticos que já estão habilitados a concorrer aos cargos de prefeito/vice e as 13 vagas na Câmara de Vereadores. São cinco siglas a mais do que as que participaram em 2012.

De lá para cá surgiram no cenário político do município os recém-instituídos pelo TSE: Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Solidariedade (SD) e ainda o REDE Sustentabilidade. O pleito municipal contará também com o PSL – Partido Social Liberal Nacional e o PEN – Partido Ecológico Nacional. Com a nova legislação, recentemente aprovada, há possibilidade de constituição de novos partidos políticos em Palmas, visto que, a lista partidária nacional conta com 35.

PARTIDOS FORMADOS EM PALMAS
PR –
PTC –
PP –
PMDB –
PTB –
DEM –
PRB –
PPS –
PDT –
PCDOB –
PT –
PSB –
PSDB –
PSC –
PMN –
PV –
PSL –
PSD –
PEN –
PROS –
REDE
SD –
ELEITORADO
Já em relação ao número de eleitores, a projeção é de que aproximadamente 30 mil palmenses estejam aptos ao voto. De acordo do o Tribunal Regional Eleitoral(TER/PR) atualmente o número de eleitores no município é de 28.999.

Campanha da Justiça Eleitoral convidando os adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, deverá ajudar no crescimento do eleitorado palmense.  De 16 a 20 de novembro ocorre a Semana do Alistamento do Jovem Eleitor. O objetivo é incentivar o alistamento eleitoral de jovens, ampliando a participação deles nas eleições brasileiras. Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral, levando a documentação necessária, sendo, RG original (ou certidão de nascimento ou casamento); Comprovante de endereço. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito.