O Gerente Regional da Sanepar, Celso Arizi acompanhado por alguns técnicos da empresa estiveram na prefeitura Salto do Lontra na tarde de quinta-feira, 01, para tratar sobre o Plano Municipal de Saneamento, visando definir as metas para os próximos 30 anos no que se refere à água, esgoto, resíduos sólidos (lixo) e drenagem urbana (galerias de águas pluviais). O encontro contou com a presença do vice-prefeito Fernando Cadore, vereador Evelázio Ribeiro, Secretários e Diretores de Departamentos da Administração.

Um dos assuntos mais comentados foi sobre a obra de implantação de rede de coleta e tratamento de esgoto que deverá iniciar no próximo ano com término previsto para 2016. Deverão ser investidos aproximadamente R$ 10 milhões de reais do Governo do Estado financiados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa é que já em 2017, em torno de 65% da população seja atendida com este serviço.

A partir de agora serão feitos alguns ajustes e atualizações neste Plano Municipal de Saneamento para que na seqüência seja apresentado em Audiência Pública junto à comunidade, e após sua aprovação possa ser executado.

De acordo com Celso Arizi todos os municípios precisarão ter este plano concluído. “Esta é uma exigência da lei de saneamento e todos os municípios deverão ter este plano pronto até o final deste ano de 2013 para que possam ser feitos contratos, como o que o município tem com a Sanepar, além de ser um requisito para que o Governo Federal possa liberar recursos a partir do ano que vem” e acrescentou “somos parceiros para ajudar na elaboração e na definição das metas na questão de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana”.

O vice-prefeito Fernando Cadore disse que esta reunião com a Sanepar foi muito produtiva. “Agradecemos o empenho e a dedicação da Sanepar em nos auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento, afinal, trata-se das metas para os próximos 30 anos em nosso município. São várias ações que estão sendo elaborados quanto ao saneamento para melhorarmos ainda mais o serviço prestado à nossa população, proporcionando mais qualidade de vida aos nossos munícipes” e lembrou “existe uma expectativa muito grande quanto à obra da rede de esgoto que será feita em Salto do Lontra, a qual deve iniciar já no próximo ano e assim que estiver concluída trará muitos benefícios a todos os moradores” completou.

Participaram da reunião representando a Sanepar o Gerente Regional, Celso Arizi, Coordenador de Redes, Valdir Dalsente e os Técnicos, Vanderlei Niendicker e Jaime Bertoncéli. Da Administração Municipal o Vice-Prefeito, Fernando Cadore, Secretário de Governo, Valdecir Baldessar, Diretor do Departamento de Agricultura, Neuri Frigo, Assessor Jurídico, Eleandro Brostulin, Diretor do Departamento de Urbanismo, Marcio Manfredini, Engenheiro da Prefeitura, Luiz Depieri e o Diretor do Departamento de Compras, Afonso Zakaluka. Da Câmara Municipal esteve presente o Vereador Evelázio Ribeiro.