A coordenadora da Cooperativa Habitacional Beltronense (Coohabel), Morgana Araujo, e o advogado Luiz Claudio Borile, coordenador adjunto, estiveram na Câmara de Vereadores para repassar informações sobre a situação dos loteamentos coordenados pela entidade. Em julho do ano passado a Coohabel passou por uma intervenção, quando a atual diretoria assumiu e novamente as 800 famílias cooperadas voltaram a ter esperança de receber as chaves da casa própria.

Ao todo são sete empreendimentos, sendo cinco em Francisco Beltrão, um em Realeza e outro em Santa Izabel do Oeste. Destes, quatro foram regularizados e três em fase de regularização. Há um ano Morgana esteve na Câmara para falar sobre a cooperativa, que passava um momento de extrema dificuldade. Segundo ela, agora a situação é diferente e com expectativa de que todos os problemas sejam revolvidos. Relatou também que todas as possíveis irregularidades da diretoria anterior foram levadas para a justiça.

Logo que assumiu a diretoria procurou levantar a real situação de cada loteamento e promoveu reuniões com todos os cooperados para explicar e obter apoio. Para ela a falta de planejamento estratégico e financeiro, aliado aos altos custos administrativos que eram praticados pela diretoria anterior resultaram em uma inadimplência de 70%. Com o trabalho de saneamento, este índice está próximo de zero. Morgana anunciou também que quando a situação financeira da Coohabel estiver em dia e todos os cooperados receberem suas casas, a cooperativa será extinta.

Os dirigentes da Coohabel estiveram na Câmara a convite do vereador Paulo Grohs (PSDB), autor de Requerimento aprovado por unanimidade. No ano passado o Legislativo chegou a criar uma Comissão de Inquérito para acompanhar o andamento da situação da cooperativa e colaborar na resolução dos problemas. Em entrevista à Onda Sul FM, Morgana Araújo destacou o trabalho feito pela coordenação ao longo desse ano de 2015. Conforme ela, tudo está se resolvendo e os cooperados estão conseguindo executar seus projetos.

Ouça entrevista na íntegra…