A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresarias do Sudoeste do Paraná – Cacispar, realizou sua sétima reunião ordinária na noite da última segunda-feira (31). Entre as pautas do encontro, esteve a avaliação da XIII Convenção Empresarial da Cacispar, que aconteceu no dia 15 de julho, em Francisco Beltrão.

O presidente da Cacispar, Lindones Colferai, abriu a reunião agradecendo a presença de todos e seguiu para a escolha da data da última reunião do ano que acontece junto com o jantar de encerramento das atividades de 2015. A confraternização ficou agendada para o dia 23 de novembro, uma segunda-feira.

Outro assunto debatido entre os diretores da Cacispar e presidentes das ACEs foi a XXV Convenção da Federação das Associações Comerciais (Faciap) que acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu. O presidente da Cacispar destacou a importância dos empresarias do Sudoeste em participar do evento. “Nós somos reconhecidos por estarmos sempre presentes nos eventos, mostrando nosso interesse e nossa força. Reforço o convite para as Associações participarem”, destacou Lindones.

A executiva da Cacispar, Aline Matiuzzi, que organiza para a próxima semana uma viagem com visita técnica para o Rio Grande do Sul, explicou sobre o roteiro e as visitas que serão feitas em Caxias do Sul para a Associação de Empresas de Pequeno Porte do Estado – Micropampa e Câmara de Indústria, Comércio e Serviço (CIC), além da Associação Comercial de Lajeado, e a Associação de Getúlio Vargas.

Durante a reunião, Lindones também falou sobre a sucessão das diretorias nas Associações Comerciais. O presidente explicou porque é importante preparar os empresários para comandar as presidências e diretorias das ACEs. Dentro deste contexto, a consultora regional Faciap, Cristina Machado, falou sobre o treinamento do Programa Capacitar que ocorre no dia 15 de setembro, no auditório da Cacispar, em Beltrão.

O Capacitar é um programa de excelência em gestão que está sendo implantado nas ACEs com o objetivo de estruturar e fortalecer as entidades para que elas tenham ainda mais representatividade na sua região. Conforme Cristina, é importante que os presidentes e diretores das ACEs participem, e até mesmo quem está entrando ou tem a intenção de entrar para a diretoria da associação, pois o treinamento tem a função de alinhar a importância das ACEs.

Finalizando a reunião, Taciana Rodrigues, consultora regional Faciap, apresentou sobre o projeto que está sendo desenvolvido pelas consultoras com o apoio da Cacispar, que tem por objetivo promover a Convenção do Empreender no Sudoeste. O evento será realizado anualmente, durante as feiras de exposição programadas pelos municípios. Se o projeto for aprovado, a primeira convenção vai acontecer em março, durante a Expobel – Exposição de Francisco Beltrão. No evento, serão apresentadas as ações desenvolvidas por cada associação e promovidas discussões a partir de minicursos e workshops.

A primeira apresentação do projeto foi durante a reunião, e a iniciativa foi bastante elogiada pelos diretores da Cacispar. Agora, as consultoras irão apresentar o projeto para a Faciap.