A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão estará sediando nos dias 5 e 6 de setembro de 2015, o 3º Encontro Nacional do Movimento de Lareira, no centro de eventos Marabá (Francisco Beltrão). O objetivo será promover formação e integração entre com grupos de Lareira de diversos Estados. Dentre os palestrantes, está Dom José Antonio Peruzzo.
O Movimento da Lareira surgiu na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio, Cidade e Diocese de Lages, Estado de Santa Catarina, no dia 28 de agosto do ano de 1973. Seus fundadores, Frei Alido Rossa e Frei Hugolino Pedro Becker, ambos da Ordem dos Frades Menores.

No intuito de renovar a sua paróquia programaram um encontro de casais católicos ao qual teriam dado o nome de Lareira. Tal nome despontou em razão de que naquela noite de frio intenso , os dois Freis fundadores, observando o crepitar das chamas do fogão a lenha em frente ao qual se aqueciam veio-lhes a mente uma lareira.Por analogia associaram que é na lareira que as famílias se aquecem,se reúnem e colocam em dia suas diferenças e amores.

Na lareira o calor é como uma fonte renovadora e transformadora das famílias do seu rebanho, que a luz da fé aquece, purifica, renova e santifica a família como um todo. Esta seria a intenção dos fundadores da lareira; o grão de mostarda que haveria de crescer e se desenvolver para o bem de todas as famílias.