Iniciou na nesta sexta-feira, 3, estendendo-se até o dia 5 de maio (domingo), na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), o Retiro dos Funcionários das Paróquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. O Pregador foi o Pe. Divo de Conto – Professor da FAMIPAR – Cascavel.

Justifica o Pe. Geraldo Macagnan (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora): “Recolher-se para refletir, rezar e ouvir a Palavra é momento único em nossa vida de cristãos, pois nos fortifica em nosso trabalho evangelizador, fazendo com que o anúncio do Reino aconteça de forma cada vez mais eficaz. Os documentos da Igreja aconselham momentos de encontro com a Palavra para ouvir o que o Senhor nos quer falar”.

O tema do retiro foi “Deus”, diz Pe. Divo: “Nesse retiro dos funcionários o tema é quem é Deus, o ser humano, as implicações da fé de quem confia, o que a fé em Deus produz na vida do ser humano. Perpassamos por vários textos bíblicos, as experiências que o ser humano foi tendo com Deus, como Deus se manifestou e como esse ser humano compreendeu as exigências de Deus. Percebi que levaram muito a sério o retiro. Estão de parabéns os funcionários, mas também os padres e o bispo desta Diocese, por acreditar que o retiro pode produzir grandes conversões e mudança de vida”.

O retiro colabora no relacionamento dos funcionários com a comunidade, afirma Pe. Divo: “O funcionário, acima de tudo, é uma pessoa de fé. Ele está a serviço de Deus e da comunidade. Claro que eles são remunerados para sustentar a si e a família, mas o maior salário vem de Deus: a graça, o amor, a misericórdia, a paz a felicidade. Quando ele se abre pra isso, os valores que não são medidos pelo dinheiro, produzem grandes transformações e é uma luz que se abre em diversas situações no atendimento às pessoas que chegam com suas dificuldades, suas impurezas. O funcionário é capaz também de ser um instrumento de Deus para aqueles que estão sofrendo e que também são marcados pelo pecado”.

 

 

O retiro encerrou com celebração eucarística presidida pelo Pe. Geraldo Macagnan (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora), concelebrada pelo Pe. Divo Conto. Após a celebração, Dotalírio Cambruzzi, funcionário da Paróquia Imaculada Conceição, de Dois Vizinhos e que já participou de onze edições do retiro, em nome dos funcionários da Diocese, entregou um presente ao Pe. Divo.