A Diocese de Palmas/Francisco Beltrão realizará no dia 17 de Março, a 1ª Romaria do Terço dos Homens, no Santuário de Nossa Senhora da Salete, comunidade Rio Elias, município de Renascença. Com tema: “Quero que continueis a rezar o Terço todos os dias. Rezai, rezai muito…”, a programação iniciará às 14h00 com a reflexão e recitação do Terço. Ás 16h00, o Bispo Diocesano, Dom Edgar Ertl, presidirá a celebração Eucarística.

Conforme publicação da TV Canção Nova, a origem do Terço dos Homens em nível mundial é desconhecida. No exterior, há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de Setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje, cidade de Itabi, no estado de Sergipe. Após diversas iniciativas particulares das Paroquiais e Dioceses do Nordeste, partir de 2008, começaram as romarias do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O então Reitor do Santuário, Padre Darcy Niccioli, atual Bispo Auxiliar de Aparecida, sugeriu aos romeiros solicitar à presidência da CNBB, a nomeação de Dom Gil como Bispo Referencial para o Terço dos Homens em nível nacional. O pedido foi prontamente acolhido pelo então Presidente, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

  • Compartilhe no Facebook

Dom Gil salienta que a oração do Terço dos Homens é “momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e à súplica a Maria, e ainda oportunidade de maior engajamento dos homens do Terço na vida litúrgica e pastoral de suas paróquias ou comunidades”.

A eficácia deste movimento se reflete no “interesse de muitos grupos no sentido de voltarem suas atenções para os pobres, realizando verdadeira obra social, caritativa e promocional, o que tem aliviado o padecimento de muitos irmãos empobrecidos e sofredores, vencendo, como podem, as situações de exclusão social”

Na maioria das reuniões, não há nada mais que a simples oração do Terço. Não há palestras ou a celebração da Santa Missa, mas somente a oração do Rosário. Em alguns grupos mais organizados acrescenta-se a música e a contemplação dos mistérios enriquecida pela reflexão bíblica.

Apesar da simplicidade desta oração mariana, acontecem verdadeiras transformações radicais de vida: “homens abandonam seus vícios, abandonam a pornografia, o adultério, as falsas religiões, as seitas secretas e as práticas ilícitas; passam a ser mais presentes, atentos e carinhosos em casa”, destaca o referencial da CNBB.