13706234_1797394840471877_1362345387_n
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Pe. Bressani/Aparecida-SP

Teve início na noite de ontem (14) em Aparecida-SP, o 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). Com o tema ‘Comunicação e Liturgia’, o evento acontece Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida -Santuário Nacional de Aparecida-  e tem por objetivo aprofundar a compreensão e o serviço da comunicação no campo da Liturgia da Igreja.

A Diocese de Palmas/Francisco Beltrão está representada pelo Coordenador Diocesano da Pascom, Padre Valdecir Bressani, que ao falar sobre o evento na Rádio Club AM de Palmas, salientou que há uma proximidade muito grande entre comunicação e liturgia. “Falar de comunicação litúrgica é entrar na essência daquilo que é a própria liturgia que é comunicar o amor de Deus e aquilo que Deus quer comunicar-se com cada um de nós”, disse o coordenador da Pascom. Explicou que é por esse motivo que neste ano a CNBB está aproximando essas duas linhas

A programação até domingo(17) prevê quatro conferências principais e outros seis seminários com a presença de grandes nomes da Comunicação e da Liturgia na Igreja do Brasil, tais como, Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR) e Claudio Pastro – Artista Plástico dedicado a arte Sacra.

Na abertura na noite de ontem a conferência foi sobre “Comunicação e Celebração Litúrgica”, assessorada pelo Frei José Ariovaldo da Silva, doutor em Liturgia e professor do Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ).Outros temas como Comunicação e Anúncio da Palavra; Comunicação e Linguagem Visual; Dinamismo da Comunicação na Liturgia; Celebração Litúrgica na Missa; Comunicação e Espaço Sagrado serão discutidos e apresentados para aproximadamente 900 agentes da pastoral, entre bispos, sacerdotes, leigos e ainda outros membros que formam a Pastoral Litúrgica nas dioceses, paróquias e comunidades de todo o Brasil.