Durante o mês de fevereiro todas as Dioceses do Paraná receberão a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada vêm do Vaticano e estão percorrendo todos os países. “Estes símbolos já deixaram marcas em quase todos os Estados do Brasil. Agora é nossa vez de sentirmos nossa a alegria de sermos seguidores de Jesus Cristo em vista da construção do Reino”, diz o Pe. Joel Nalepa, Assessor da JMJ – Regional Sul II.

 

A passagem da cruz é conhecida como “BOTE FÉ”, projeto que engloba todas as atividades da peregrinação ou passagem dos símbolos da JMJ. Durante a passagem da Cruz (13 de fevereiro), terá início a Campanha da Fraternidade que tem o tema: “Fraternidade e juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Em Julho, mês da JMJ, acontece a Semana Missionária em todas as Dioceses de Brasil. Certamente será um momento forte de vivência missionária em todas as comunidades. (Semana Missionária de 16 a 20 de julho de 2013). O Brasil será a casa da Juventude de jovens que virão de mais de 90 países e viverão a experiência da comunhão, da partilha, da fé e da amizade.

Na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

Emoção e fé marcaram a presença da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. No dia 2 de fevereiro, na Diocese de União da Vitória, um grupo de jovens, juntamente com o Pe. Geraldo Macagnan (coordenador diocesano da ação evangelizadora), o diácono Thiago Berra e Débora Pupo (coordenadora diocesana da Pastoral da Juventude) recebeu a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. A celebração foi presidida por Dom João Bosco (Bispo de União da Vitória e Presidente do Regional Sul 2 da CNBB – Paraná).

Às 16h, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foram recebidos pela comunidade da Paróquia Cristo Rei, em Pato Branco. Em procissão, a Cruz e o Ícone foram conduzidos à Igreja Matriz São Pedro Apóstolo (Pato Branco). Os jovens realizaram diversas apresentações artísticas. A celebração de santa missa foi presidida por Dom José Antonio Peruzzo, concelebrada por demais presbíteros. Durante a noite os jovens de várias paróquias revezaram em vigília e oração.

A cidade de Francisco Beltrão recebeu a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, às 6h30min, na manhã de domingo 3, com a presença de mais de mil jovens de diversas paróquias. Foram momentos de reflexão, emoção, agradecimentos e pedidos diante da cruz e do ícone de Nossa Senhora.

Às 9h, iniciou a procissão até o Ginásio de Esportes Arrudão, onde foi celebrada a Missa, presidida por Dom José Antonio Peruzzo, concelebrada por dezenas de padres. Após a celebração os símbolos da JMJ foram entregues aos jovens da Arquidiocese de Cascavel, seguindo o roteiro de visita às Dioceses.

Ao término da celebração, dom José deu a bênção à réplica da Cruz que vai peregrinar por todas as paróquias da Diocese. A primeira a receber foi Paróquia da Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão.

Paróquias recebem réplica da Cruz peregrina da JMJ

Após a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pela Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, a réplica da Cruz já está visitando as paróquias. A primeira a receber foi a Concatedral Nossa Senhora da Glória (Francisco Beltrão). A celebração foi no domingo, três de fevereiro, às 19h, foi presidida pelo Pe. Douglas Fernandes (assessor diocesano da Pastoral da Juventude), concelebrada pelo Pe. Dilonei Pedro Mullher (pároco da Concatedral) e pelo diácono Thiago Berra.