Mais uma rodada de pesquisas eleitorais foi divulgada na última sexta-feira (26). O levantamento realizado pelo Datafolha, encomendado pela RPC TV e jornal Folha de São Paulo, mostra que o atual governador Beto Richa (PSDB) lidera com 45% das intenções de voto. O ex-governador e atual senador Roberto Requião (PMDB) conta com 30% das intenções, seguido por Gleisi Hoffmann (PT) com 10%. O candidato do PRP, Ogier Buchi tem 1%. Os outros candidatos foram citados na pesquisa, mas não alcançaram 1%.

Votos brancos e nulos totalizaram 6%. Não sabem ou não opinaram,9%. Dentro do levantamento, foi realizado um cálculo, considerando somente os votos válidos, o mesmo realizado pela Justiça Eleitoral na apuração do pleito. Nesse quadro, Richa tem 52%, seguido de Requião com 35%, Gleisi com 12% e Ogier Buchi, 1%.

Na simulação de 2º turno, Richa venceria Requião, com 51% contra 38%, respectivamente. Foram entrevistados 1.333 eleitores em 51 municípios do Estado, entre os dias 25 e 26 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Disputa ao Senado 

 Na mesma pesquisa, os eleitores foram questionados sobre os seus candidatos ao Senado. Alvaro Dias (PSDB) segue liderando com 63% das intenções de voto. O presidente estadual do PC do B, Ricardo Gomyde tem 8%, contra 4% de Marcelo Almeida (PMDB). Adilson Senador da Família (PRTB) e Professor Piva (PSOL) têm 1% cada. Os outros candidatos não chegaram à 1%. Brancos e nulos são 8%, enquanto os que não sabem, totalizaram 15%.

Presidência da República

Sobre a Presidência do Brasil, Dilma Rousseff (PT) lidera no Paraná, com 33% das intenções. O tucano Aécio Neves (PSDB) tem 27%, seguido de Marina Silva (PSB), com 24%. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV), contam com 1% cada. Não sabem ou não responderam contabilizam 8%, enquanto 5% deverão votar nulo ou branco.

A pesquisa está registrada no TRE-PR sob o número 00039/2014.