Desde 1992, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 22 de Março como o Dia Mundial da Água. Apesar ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% do líquido no planeta esteja disponível para o consumo humano. Nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e a estimativa é que a demanda cresça 55% até 2050. Caso não haja uso racional, em 2030 o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água na ordem de 40%.

DSC00379
  • Compartilhe no Facebook

O Rio Caldeiras abastece a cidade.Foto: Ivan Cezar Fochzato

Para se ter uma noção consumo de água tratada pela população de Palmas, sul do Paraná,  o RBJ buscou na Sanepar os dados de captação, tratamento e abastecimento. Diariamente são retirados do Rio Caldeiras, 300 metros cúbicos por hora, durante 22 horas por dia, em média. Isso representa, 6 milhões e 600 mil litros por dia, que são enviados ao Sistema de Tratamento e distribuídos aos aproximadamente 45 mil habitantes do perímetro urbano atendidos pela rede de abastecimento.

A capacidade de produção diária de água pode ter um aumento de 40% e chegar aos 420 metros cúbicos por hora. Projeto pela Sanepar para isso já está sendo elaborado. Após a conclusão, ao final do ano, deverão ser encaminhados para a obtenção de recursos para atender a uma demanda de 9,3 milhões de litros diariamente.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

No Dia Mundial da Água, é hora de economizar o líquido mais precioso do planeta Já parou para pensar na quantidade de água e energia que você consome todos os dias? Na hora do banho, de usar o aspirador ou mesmo no momento de lavar a louça, é muito importante poupar recursos naturais – e ainda dá para economizar dinheiro fazendo isso.

1. Não lave mais louça 
Não estamos dizendo que você precisa deixar a louça suja na pia para sempre, mas comprar uma lava-louças é a melhor opção. Sabia que para cada copo que sujamos, são necessários mais dois copos de água limpa para lavá-lo? Em quinze minutos de torneira aberta na pia gastam-se em média 90 litros de água3. Na lava-louças, a economia pode chegar a 27 mil litros em um ano, o que vale a 55 caixas d’água de 500 litros! ⁴

2. Peneirando o chuveiro
Uma opção barata e fácil, os arejadores, também chamados de “peneirinhas”, misturam ar à água dando a sensação de maior volume. A eficiência é a mesma, mas os respingos que levam ao desperdício serão menores. E ele pode ser implantado na pia também. A peça custa cerca de R$ 605 e você nem precisa chamar o encanador – basta rosquear os arejadores nos bicos das torneiras e chuveiros e pronto. Fácil!

3Sem desperdício
Já pensou em reutilizar a água da pia do banheiro na descarga? A pia fica acoplada ao vaso sanitário, e toda a água utilizada nela é direcionada à descarga. Isso proporciona uma economia de até 70% da água usada no banheiro.6

4. “Lavar roupa todo dia”. Só que não
Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso7. Acumule roupas da semana para lavar de uma só vez E, se for possível, reuse aquela blusinha de segunda, que continua limpa, na sexta. Lavar roupas sem necessidade é bobagem!

5. Em modo “stand by
Você sabia que os aparelhos domésticos ficam em stand by e gastam energia mesmo nessa função? Não adianta só desligar os aparelhos no comando, é preciso tirá-los da tomada também. Isso pode acontecer com TVs, computadores, carregadores de celular, equipamento de canal a cabo e etc.

6. Na dança do balde
Enquanto você está encolhido no canto do box esperando a água do chuveiro esquentar, prepare um balde para receber a água fria. Você pode reutilizá-la para lavar as roupas, o quintal, o carro etc. No final do dia, você poupou mais de 8 litros de água!8 Você também pode captar água enquanto toma banho. É só colocar uma bacia sob os seus pés.

7. Aproveitando a piscina ao máximo
Você pode reutilizar a água da piscina de montar para regar os jardins quando não for mais usá-la! Verifique se o nível de cloro não está alto para as plantas, pois isso pode matá-las. Você provavelmente não vai utilizar toda a água de uma piscina de 10 litros, por exemplo, então dividi um pouquinho com o seu vizinho não terá problema nenhum e fará com que todos saiam felizes: você, seu bolso, a água e as plantinhas.