O sábado (20) foi de festa nas aldeias Kaingang e Guarani, que ficam nos municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida e Mangueirinha. Para encerrar a semana de comemoração referente ao Dia do Índio, em 19 de abril, uma churrascada foi oferecida neste sábado aos moradores das aldeias e convidados, entre eles, prefeitos e demais autoridades dos três municípios.

A programação começou logo cedo, as 8 horas, com apresentações indígenas e fala das autoridades na escola Kokoj Ty Han Já.  As 10 horas foi celebrada Santa Missa na Capela São Francisco e ogo em seguida almoço. No período da tarde algumas disputas de futebol e a noite baile com animação de duas bandas.

As duas aldeias contam atualmente com cerca de 800 pessoas, segundo dados da organização terrasindigenas.org.br. Para atender a todos, as prefeituras de Chopinzinho, Coronel Vivida e Mangueirinha mantém parcerias com o Governo Federal, que libera recursos a serem aplicados nas áreas da saúde e da educação, além de outras ações.

A maioria dos índios que habitam as reservas tem como principal fonte de renda, a comercialização de artesanatos, além de cultiva pequenas áreas de terra.

Fotos: Assessoria prefeitura de Mangueirinha