por Ivan Cezar Fochzato

 

Advogados da subseção da OAB de Palmas comemoraram ontem (11) o Dia do Advogado. A data marca a instituição do primeiro curso de Direito no país em Olinda, Pernambuco. O evento de comemoração, organizado pela diretoria da subseção da OAB local, ocorreu através de um jantar no Clube União Recreativo Palmense.

O presidente da OAB, Auro da Aparecida Ramos de Mello, destacou que a comemoração da data serve para união e fortalecimento da classe dos advogados. Salientou que além de uma entidade representantiva, a OAB tem participado do movimento da sociedade estando sempre atenta aos fatos sociais em nível nacional, estadual e local.

 

width=135
  • Compartilhe no Facebook

 

Considerou ainda que a existência de mais de mil cursos de direito no país não tirou o brilho da profissão. “Apesar da existência hoje de 750 mil advogados, o país necessita cada vez mais de bons profissionais”, falou Auro. Considerou ainda que a OAB está atenta às instituições que não formam adequadamente os profissionais, opinando pelo fechamento destas.

 

Há quarenta anos na advocacia em Palmas, o advogado Expedito Lago, disse ser um homem feliz, nos aspectos pessoal e profissional, por que sempre buscou cumprir com seu papel perante a sociedade. Disse que os advogados merecem muito mais que ter apenas um dia para comemorar a profissão.
“O advogado é o primeiro que julga, o primeiro que enfrenta os problemas e o primeiro que procurar dar solução aos problemas de quem o procura”, disse Dr. Expedito.

 

width=135
  • Compartilhe no Facebook

Frisou que desde que iniciou sua prática advocatícia, os princípios continuam os mesmos, mas disse que em quarenta anos a sociedade mudou muito e para pior. “Nos olhamos para trás e vemos que a sociedade ao invés de melhorar, na verdade está regredindo. Isso entristece a gente”, lamentou o advogado. Disse que nestes quarenta anos, as dificuldades enfrentadas pelos advogados são as mesmas e há necessidade de estar acompanhando as modificações sociais, através de dedicação e abnegação para acompanhar as para o cumprimento das funções.

 

Um dos mais jovens advogados da OAB de Palmas, presente ao evento na noite de ontem (11), Julio Mendes, disse estar bastante feliz em poder pela primeira vez comemorar o dia do advogado. Salientou que como advogado iniciante espera que haja um melhoramento das leis do país, para poder atender as necessidades da sociedade.