O halloween no Brasil é chamado de dia das bruxas. A data comemorada é o 31 de outubro, ou seja, ontem, e segundo alguns estudiosos refere-se a noite anterior ao dia de todos os santos, no caso, hoje, primeiro de novembro.  A origem do nome é inglesa e faz parte da tradição e da cultura dos países que usam a língua inglesa, como Canadá, Irlanda, Reino Unido e com relevância especial para os Estados Unidos.

No Brasil, as comemorações do halloween são tímidas e podem ser vistas principalmente nas escolas de inglês e clubes.

Em Francisco Beltrão, o Yázigi realiza há 27 anos, eventos totalmente beneficentes, na semana que antecede o dia das bruxas. Por isso, no sábado, 25, no Hangar/Allure, a escola promoveu uma festa alusiva ao halloween. O objetivo, segundo a proprietária do Yázigi é fomentar a cultura norte-americana e ao mesmo tempo ajudar uma entidade da cidade. Ao longo da história foram auxiliadas a Apae, clubes de Rotary, entre outras. Desta vez, a responsabilidade foi dividida com Interact de Francisco Beltrão que vai usar o lucro da festa em prol dos projetos da entidade.

Com o apoio dos pais, funcionários do Yázigi, membros do Interact e alunos da escola, o Hangar teve decoração temática, cozinha, cadeia e cama elástica das bruxas e maquiagem para a caracterização daqueles que não foram fantasiados na festa. Até os pais se envolveram na brincadeira que foi direcionada para as crianças com até 12 anos, onde compareceram aproximadamente 300 pessoas. Neuza afirma que “os alunos se empenharam bastante e fizeram uma festa muito legal. Conseguimos envolver muitas pessoas e tudo saiu como esperávamos e todos se divertiram muito”, finaliza ela.

 
yazigi 5
  • Compartilhe no Facebook
yazigi 2
  • Compartilhe no Facebook