A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realiza no dia 23 de Maio às 19h00, em Dois Vizinhos, a comemoração alusiva ao Dia da Indústria na região Sudoeste do Estado. O evento contará com a presença do presidente da entidade, Edson Campagnollo e presidentes de sindicatos da indústria presentes na região.

Na oportunidade receberão o Mérito Industrial aos empresários Abelson e Elisadro Carles da Alcast do Brasil, com unidades da indústria metalomecânica em Francisco Beltrão e Palmas. Também recebe a homenagem, Rafael Linston, do Grupo Liston de  Francisco Beltrão. O Benemérito Industrial será para Pedro Flessak Filho.Na ocasião, às 19h00, ocorrerá a inauguração da Unidade do Sistema Fiep em Dois Vizinhos.

O Dia da Indústria é comemorado a 25 de maio no Brasil em homenagem ao empresário Roberto Simonsen, que faleceu nesta data no ano de 1948 e foi o patrono da Indústria brasileira. O engenheiro foi o criador da Companhia Construtora de Santos, a primeira grande empresa de construção civil brasileira. Foi senador, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ajudou a fundar, em 1928, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Entre suas importantes contribuições à indústria brasileira, estão, além da fundação do Ciesp, a idealização do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), bem como extenso legado intelectual registrado em livros.