por Ivan Cezar Fochzato

 

As Rádios Club AM e Horizonte FM realizaram no último sábado (21) em Palmas, uma das atividades do projeto de movimentação e cobertura das eleições 2012. O chamado Dia D teve por objetivo envolver a população de Palmas visando qualificar o processo eleitoral local, oferecendo a oportunidade, de forma geral, de manifestação em torno dos assuntos públicos.

Inicialmente durante a semana através das emissoras foi realizado o trabalho de sensibilização para que no sábado, os moradores comparecessem às urnas disponibilizadas em estabelecimentos comerciais parceiros da campanha, levando as suas reivindicações e sugestões daquilo que julgam urgente e necessário ser realizado pelos futuros governantes do município visando melhorar a qualidade de vida da população.

O Dia D ocorreu com ampla participação a partir de um desafio lançado em dez mil panfletos distribuídos por todos os bairros: Se você fosse prefeito ou vereador, o que faria por Palmas e por seu bairro?

Agora, conforme prevê o projeto, todo o material está em fase de sistematização e as propostas e sugestões serão apresentadas aos candidatos, através de questionamentos, quando da realização das entrevistas através das emissoras de rádio, bem como no debate entre os candidatos ao executivo.

 

Também o material será encaminhado, pós-eleições, aos eleitos para que sirva de base para a formulação das políticas públicas de atendimento a população, bem como de instrumentos para as ações governamentais. Também será encaminhado às entidades e organismos representativos da sociedade para que, além tomarem ciência das carências locais, possam estar também exercendo o papel e função de representação perante o poder público das reivindicações da população. Ficarão ainda à disposição dos interessados em espaço especial no Portal RBJ

 

Conforme os organizadores do movimento Dia D, o resultado foi altamente positivo, sendo possível perceber e comprovar que a população, ao contrário do que muitos imaginam, está realmente preocupada com o futuro da cidade.

Assim, como em tempo de eleições, os eleitores são motivados a comparecer as urnas para escolher os que julgam ser os melhores governantes para o município, as Rádios Club AM e Horizonte FM, buscaram ampliar essa participação valorizando as iniciativas sociais e para que o processo eleitoral não fique restrito apenas ao ato de ir as urnas para votar no dia determinado, sem um debate mais amplo.

A coordenação da campanha aproveita para agradecer a população de Palmas que demonstrou um verdadeiro ato de cidadania enviando ou indo até as urnas. Ao mesmo tempo também destaca a importante participação dos proprietários de estabelecimentos comerciais que entenderam a proposta e participaram do movimento, abrigando as urnas do Dia D.

 

ENTREVISTAS E DEBATE

Por outro lado, já está praticamente definido o calendário de entrevistas com os candidatos ao executivo, prefeito e respectivos vices de Palmas e Coronel Domingos Soares, programados inicialmente, para ocorrerem a partir dia 15 de agosto. Um debate entre os candidatos também está sendo organizado e programado para o início do mês de outubro.

 

 O diretor da Rede Bom Jesus de Comunicação, Ademilson Mensor, comentou nessa semana, a respeito da realização do movimento pelas Rádios Club AM e Horizonte FM. Clique em áudio