A Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão realizou várias atividades nesta sexta-feira (13) em comemoração ao dia do Agente Penitenciário no Estado do Paraná. A data foi instituída no Paraná pela Lei 12.342, de 24 de setembro de 1998, em homenagem ao agente penitenciário Adalberto Gomes da Silva, morto durante rebelião na PCE, no dia 13 de novembro de 1989. Nas comemorações em Francisco Beltrão, os agentes foram recepcionados com um saboroso café da manhã, fruto da parceria entre a Unidade e o Ceebja Novos Horizontes.

Na sequência, o médico urologista Ricardo Martinez Belentani conversou com agentes e servidores do setor administrativo explicou sobre a importância dos exames preventivos para detectar o quanto antes o câncer de próstata. A iniciativa faz parte das ações do Novembro Azul.

Também ocorreu um círculo de construção de paz coordenado pelos facilitadores do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), com apoio da Vara de Execuções Penais. Neste novo modelo de gestão de conflitos, os facilitadores levaram à Penitenciária Estadual ações para prevenir e tratar a violência presente no ambiente prisional e em seu entorno. Ainda resgataram, por meio do diálogo da empatia e do autor responsabilização, princípios éticos e morais necessários ao convívio social harmônico, com a utilização de ferramentas da Justiça Restaurativa.

Além de agentes e servidores da área administrativa, o jornalista Evandro Artuzzi (Rádio Onda Sul FM e da Rede Massa) acompanhou. E para encerrar as atividades, um almoço especial foi oferecido. Na ocasião, funcionários puderam saborear uma deliciosa costela assada cedida pela empresa que fornece alimentação para a Unidade (Restaurante Frizzo).

Fotos: Assessoria PEFB