O Desfile do Dia da Independência do Brasil lotou as ruas e praça da região central de Palmas nesta quinta-feira (07). Aproximadamente 10 mil pessoas acompanharam a mobilização a partir das 9h. O prefeito Dr. Kosmos Nicolaou o vice-Cesar Pacheco Baptista e os vereadores Célia Paim e Edson Luiz Ferreira Kemes abriram as apresentações com as bandeiras do Brasil, Paraná e Palmas.

As atividades da Semana da Pátria em Palmas, que marcaram o 195º aniversário de independência do país, foram abertas na última sexta-feira (1º), com o acendimento do Fogo Simbólico, na Praça do Senhor Bom Jesus. Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem em avenidas na maioria dos municípios para celebrar o 7 de setembro com desfiles cívico-militares.

“A independência é o maior marco da história brasileira. Ela foi o sonho dos inconfidentes, o desafio pátrio de Dom Pedro, que mesmo sendo português entendeu a necessidade de tirar nosso país do domínio de Portugal”, ressaltou Dr. Kosmos, na abertura dos desfiles. A celebração do 7 de setembro é um tributo aos heróis que lutaram para que o Brasil se tornasse uma nação forte e independente.

“Entendo que um país que quer ser grande, precisa comemorar suas datas cívicas”, disse o prefeito. “É preciso que nossas crianças e jovens compreendam que a independência não se trata de um mero relato presente nos livros de história, que o 7 de seetmbro não se trata apenas de um feriado, pois a história é um eterno continuar. É somente conhecendo o passado que se pode fazer o presente e projetar o futuro”.

Dr. Kosmos recorreu à uma frase do ex-presidente norte-americanno Abraham Lincoln para reforçar a mensagem do 7 de setembro. “Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer pelo seu país”, disse. E completou: “Para tal, comecemos valorizaondo e festejando nossa principal data cívica, visto que assim já estamos pelo menos propensos a fazer algo pelo Brasil”.

O prefeito também destacou o momento por que passa Palmas, “um município de futuro. Futuro este que estamos construindo agora”, frisou. A cidade pode crescer de modo contínuo e sustentável para poder gerar riquezas e empregos.

“Precisamos estar preparados para um novo ciclo de crescimento, consolidando e acelerando estratégias inovadoras de desenvolvimento que resultarão em melhoria social, eficiência com igualdade e produção com a preservação do meio ambiente”, c oncluiu.

Este ano o Desfile da Independência em Palmas, que teve no primeiro momento a passagem de secretários, diretores e equipe da Educação, contou com apresentação de quatro fanfarras. O Corpo de Bombeiros e o Exército levaram para a avenida parte do aparato usado nas suas atividades diárias.

A mobilização contou ainda com apresentações de estudantes das redes pública e privada, entidades e instituições que atuam diretamente na sociedade de Palmas. Os efetivos da Polícia Militar atuaram na segurança de participantes e do público que tomou conta da região central da cidade.

Confira algumas fotos do desfile: