Milhares de pessoas participaram do desfile cívico neste domingo (07) em Francisco Beltrão. Como já é tradicional, o desfile aconteceu na Avenida União da Vitória e teve quase três horas de duração. A solenidade, que contou com mais de 60 entidades, foi aberta com revista a tropa feita pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB) e o Major Carlos Ramos, comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Exército Brasileiro). Em seguida começou o desfile, aberto pelo Exército que apresentou todo seu efetivo e as viaturas disponíveis na unidade de Francisco Beltrão. No esquadrão foi criado em São Paulo ,em 1894, sendo transferido para Curitiba, Guarapuava, Castro, Passo Fundo (RS)  até se fixar no Sudoeste do Paraná.

Em seguida foi a vez do Corpo de Bombeiros. Sob o comando da Tenente Débora Kolossokei, os alunos da escola de formação formaram a primeira fila. Depois vieram os demais profissionais, com as viaturas que são utilizadas no dia a dia da corporação. E um momento chamou bastante atenção das pessoas que acompanham o desfile ao longo da avenida. No caminhão de combate a incêndios, foi armada a escada e lá em cima os profissionais seguraram as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Francisco Beltrão. Quem também chamou atenção foi a Polícia Militar que resolveu inovar esse ano.

Policiais desfilaram acompanhados por seus filhos, também fardados. Além disso, foi apresentado o efetivo do 21º Batalhão de Polícia Militar, com seus respectivos grupos de atuação. E fechando as apresentações da área de segurança, desfilaram a Polícia Civil e a Polícia Científica, com viaturas do IML e Instituto de Criminalística.

Já na área de educação, o desfile foi aberto pela Apae e logo em seguida vieram todas as demais escolas e colégios de Francisco Beltrão. A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Cantelmo  Neto, vereadores e demais autoridades civis e militares de Francisco Beltrão.

Fotos: Evandro Artuzi