mark
  • Compartilhe no Facebook

Mark Zuckerberg, criador do Facebook também participou da campanha. foto: reprodução

Um grupo de pessoas nos Estados Unidos iniciou uma campanha chamada Ice Bucket Challenge, que em português significa: Desafio do Balde de Gelo. A campanha tornou-se uma febre mundial. Empresários, artistas, cantores, atores e atrizes, cebridades e anônimos estão postando no Facebook os banhos gelados em prol de uma causa nobre.

O objetivo do banho frio foi a maneira encontrada para incentivar as pessoas a ajudarem as entidades dedicadas ao tratamento e conhecimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA). No Desafio do Balde de gelo, cada pessoa pode tomar um banho gelado – e postar o vídeo na internet, obviamente – ou fazer uma doação em dinheiro para uma associação ligada à causa.

Desde junho, quando foi lançada a campanha, até agora são mais 3 milhões de vídeos publicados e mais de 28 milhões de pessoas discutindo  o tema em rede social.

No ranking dos países que mais participaram do desafio, o Brasil já aparece em sexto lugar, atrás de Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e México.

Os vídeos mundiais que receberam maior repercussão foram: Bill GatesMark ZuckerbergOprah Winfrey, Shakira e Cristiano Ronaldo. Dentre os artistas brasileiros engajados estão: Gisele BündchenIvete SangaloLuciano HuckAna Maria BragaLuan Santana e vários outros que participaram do desafio.