Um trecho da PR 180, no Contorno Leste de Francisco Beltrão, está interditado desde o final do mês de setembro. Até hoje, o desvio é feito pela Rua Buenos Aires, no bairro Seminário, motivo que incomoda moradores, pois a maior parte do caminho não é asfaltado. Mas o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) fará a liberação de meia pista nesta quinta-feira, 19, se as condições climáticas permitirem. No caso de chuva, a abertura do trecho pode ser adiada.

De acordo com o chefe do DER, Roberto Machado, até hoje à tarde a equipe termina a colocação de sinalização. Serão instalados um semáforo no início e outro no final do muro. “Será liberada uma pista, porque em caso de tombamento do muro, ele só irá atingir uma via da rodovia. Também estão sendo instaladas as sinalizações noturnas”, comentou Roberto.

Não há previsão para início da obra do novo muro. O DER irá receber, esta semana, os projetos elaborados pela empresa Baras Engenharia Geotécnica e Fundação LTDA. E na próxima semana começa o procedimento de contratação da empresa para execução do projeto. “O orçamento ainda não foi concluído, mas acreditamos que custará aproximadamente R$ 1 milhão e 400 mil”, estimou o chefe regional do DER.

A empresa Baras, junto com o projeto do novo muro de contenção, irá apresentar um laudo indicando as causas das falhas da proteção anterior. O muro cedeu no dia 28 de setembro, sábado, mas não chegou a cair sobre a rodovia. Como medida de prevenção, a estrada foi interditada para evitar acidentes.