Reportagem veiculada pelo jornal Gazeta do Povo nesta segunda-feira (29), mostra que, se os deputados estaduais ainda estivessem na escola, não passariam de ano com a “nota” dada pelos eleitores paranaenses. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, a média geral que os eleitores dão aos parlamentares neste ano, é de 5,55. O número apresentou uma pequena melhora comparado ao ano passado, cuja média foi de 5,05.

Segundo especialistas, o aumento na “nota” dos deputados se deve ao processo eleitoral deste ano. Conforme o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo,  em 2014 os parlamentares estiveram mais próximos dos eleitores do que deverão estar nos próximos três anos, demonstrando que a memória do eleitor fica mais aguçada em ano de eleições.

Outro ponto também pesquisado foi o nível de conhecimento dos eleitores sobre os componentes da Assembleia Legislativa e das Câmaras de Vereadores. Questionados sobre o nome do presidente da Assembleia, 86% alegaram não saber quem era. Outros 13% responderam de forma correta.

Sobre as atividades dos Legislativos municipais, 67% dos eleitores do Estado disseram não saber o nome do presidente da Câmara de Vereadores de suas cidades.