No mês de Setembro, o município de Flor da Serra do Sul, na região Sudoeste do Paraná, sofreu vários prejuízos em decorrência de uma forte chuva de granizo. Nesta quinta-feira (6), em Brasília, o deputado federal Assis do Couto realizou uma reunião com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil Substituto, Armin Braun, para cobrar o empenho e a transferência de recurso para assistência ao município.

De acordo com o secretário, a portaria que autoriza o empenho e consequente repasse de recursos ao município foi publicada, na quarta-feira (4), no Diário Oficial da União. Em conformidade com o plano de trabalho enviado por Flor da Serra do Sul à Defesa Civil, o município solicitou o fornecimento de 8.096 telhas de fibrocimento sem amianto de 4 mm (2,44 m 0,50m x 0,004m), para atender 176 residências atingidas pelo granizo.

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a necessidade de atendimento das 176 residências e vai repassar ao município o valor de R$ 67.144,00. Para cálculo, considerou uma média de 35 telhas por casa, com um custo de R$ 10,90 a unidade, de acordo com a Ata de Registro de Preços do Estado.

O deputado Assis do Couto explicou que existe a possibilidade da Nota de Empenho ser gerada ainda nesta semana. Ele espera, após conversa com o secretário, que o pagamento ocorra já na próxima semana, isto se houver limite financeiro para o repasse.